1) Com relação à linguagem empregada no texto, aponte 3 elementos empregados na estrutura da notícia lida? Comente sua resposta.
2) Na notícia lida, predomina a neutralidade sobre o que se noticia ou o jornalista demonstra a sua opinião sobre o assunto? Justifique sua resposta apresentando trechos da notícia em análise.
3) Dentre os sinais de pontuação, o ponto final é bastante usado em textos de notícia, entretanto a interrogação e a exclamação nunca aparecem. Por quê?
4) Uma característica fundamental da notícia é a veracidade. Os fatos noticiados devem ser reais. Quem é(são) o (s) responsável(eis) pelo que é divulgado em um jornal?
5) Para atrair a atenção do leitor e conduzir a leitura de uma notícia, além do lead, utilizam-se recursos, tais como: foto com legenda, título em destaque e olho da notícia – trecho escrito em destaque. Esses recursos foram empregados na notícia lida? Comente-os.
6) Percebemos, constantemente, que no gênero notícia o fato narrado aparece em terceira pessoa, porém, nessa notícia, notamos a presença da voz do sargento e do motorista. Que efeitos de sentido geram essas vozes?
Soluções para a tarefa
1) A linguagem na notícia é formal. A notícia se atenta apenas aos fatos ocorridos e aponto os detalhes.
2) Sim. Em uma notícia, o cunho apresentado deverá ser imparcial.
3) Devido à neutralidade da notícia em relação aos fatos ocorridos.
4) A intenção e o objetivo dos suportes de veiculação de notícias é informar o maior número possível de pessoas, afim de espalhar todo tipo de informações, mantendo a população sempre atenta sobre tudo que acontece ao seu redor.
5) Sim. O lide está na primeira parte da notícia. Geralmente o lide é formado por um parágrafo de uma ou duas linhas, contendo informações básicas para o leitor.
6) As vozes do sargento e do motorista complementam e contextualizam a notícia, de acordo com os seus pontos vista sobre o fato. Elas produzem um efeito de tristeza.
O sargento Alessandro Pinha comenta sobre o animal que foi atropelado. O motorista comenta que o acontecimento foi lamentável.