1) Com que finalidade os egipcios mumificavam os corpos dos seus reis mortos? Explique.
2) Através de que processo o rio Nilo ajudou a civilização egipcia a se desenvolver?
3) Quem foi Tutancamom? Como ele morreu e por que ficou famoso? 4) As pirâmides de Gizé possuíam uma grande importância para os egipcios. Por que?
5) Faça um pequeno texto de sete linhas sobre o Egito Antigo. Fale dos deuses, das crenças, e de sua relação com a vida e a morte.
6) Marque com X as frases corretas:
( ) Queóps foi um faraó sem grande importância politica para o Egito.
( ) Canopos são um tipo de papiro onde os egipcios registravam a vida do faraó. () Os Escribas eram os secretários e escritores dos faraós. ( ) Os escravos egípcios amavam e veneravam o faraó que era rei e deus para eles.
()0 egipcios acreditavam em vários deuses, principalmente em Rá, İsis e Osiris.
() Set foi um escriba muito reconhecido pelo povo egipcio.
( ) Hieróglifos é um tipo de alfabeto dos antigos egipcios, mas não existe mais.
() O mundo de "Rá" era o local onde o "Ka" do faraó ia depois da sua morte, para se preparar para voltar ao mundo dos vivos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1: Acreditavam na imortalidade e no retorno à vida após a morte. ... Para os egípcios, a morte seria passageira e a vida retornaria para o corpo, porém o retorno à vida aconteceria somente se o corpo do moribundo fosse conservado.
2: O controle das cheias do rio foi condição essencial para o desenvolvimento da civilização na região, pois o seu leito não era suficiente para conter as águas que corriam do interior da África em direção ao mar Mediterrâneo, inundando a região entre julho e setembro
3: Tutankamon (1341-1323 a C.) foi um faraó da XVIII Dinastia egípcia que reinou apenas nove anos, de 1332 a 1323 a. C., porém, tornou-se famoso após sua tumba ter sido encontrada intacta em 1922, repleta de tesouros.
4: As pirâmides do Egito são importantes monumentos do Egito Antigo. As estruturas feitas de pedra calcária foram construídas para guardar os corpos dos faraós, que, na época, eram vistos pela civilização egípcia como uma espécie de divindade escolhida para serem mediadores entre deuses egípcios e humanos.