1)
Com o conhecimento sobre a reabertura política e sobre os dois principais projetos políticos em disputa no Brasil, tornou-se possível compreender as transformações na Educação nacional entre 1990 e 2014.
Assinale a seguir a alternativa que apresenta um acontecimento importante para a educação nacional deste período:
Alternativas:
a)
As iniciativas jesuíticas e as reformas pombalinas, dos governos imperial e provinciais, passaram a organizar a escola pública.
b)
Foi aprovado o novo Plano Nacional de Educação, que estabeleceu, pela primeira vez na história, um valor determinado em relação ao PIB para investimento na educação.
c)
Por parte das elites dirigentes e autoridades políticas, a educação recebeu a prioridade que merece e que foi proclamada constantemente nos discursos, traduzida em questões práticas.
d)
Predominância da pedagogia tradicional católica, desenvolvida principalmente pelos jesuítas.
e)
Desenvolvimento da pedagogia laica, emergência e desenvolvimento da pedagogia nova como tentativa de superação dos limites da pedagogia tradicional.
2)
Uma realidade se apresenta de determinada maneira, tendo sido constituída ao longo do tempo por inúmeros "projetos de sociedade" – muitos deles desapareceram, tendo sido substituídos. Porém, ha´ traços e elementos que permanecem e vão se entrelaçando a novos. Há uma linha de pensamento que se debruçou de maneira singular na reflexão sobre a realidade do mundo em uma experiência coletiva e individual.
Que linha de pensamento é esta? Assinale:
Alternativas:
a)
Pluralidade Educacional.
b)
Estruturalismo.
c)
Crítico-reprodutivista.
d)
Teoria Crítica.
e)
Materialismo histórico-dialético.
3)
Durante 1964 e 1988, a educação brasileira sentiu os reflexos da ditadura militar e passou por uma série de mudanças.
Ordene as assertivas abaixo, de modo a organizar a linha do tempo do período. A seguir assinale a alternativa correta:
(__) Devido à pressão popular, muitos direitos foram garantidos e a Constituição foi chamada de Cidadã, sendo desde então alvo dos grupos mais reacionários e poderosos, que sempre tentam reduzir esses direitos.
(__) A Lei nº 7.044 deste ano desobrigou as escolas de praticar a profissionalização.
(__) Em fevereiro desse ano, foi baixado o Decreto-Lei nº 477, que proibia qualquer debate político nas universidades
(__) Início do ensino Mobral – uma prática que impossibilitava a conscientização e a relação com a realidade concreta.
(__) A partir desse período, professores contrários ao regime foram presos, exilados ou aposentados compulsoriamente.
Alternativas:
a)
5, 4, 2, 3, 1.
b)
4, 2, 1, 5, 3.
c)
3, 5, 4, 1, 2.
d)
2, 1, 3, 4, 5.
e)
1, 3, 5, 2, 4.
4)
Durante 1930 e 1964, os fundamentos históricos da educação brasileira foram pautados por alguns acontecimentos relevantes. É necessário relacionar diretamente a dinâmica econômica, política e social com os processos educacionais do respectivo período.
A respeito do período em foco, assinale:
Alternativas:
a)
Compreendeu o período de ditadura militar e do início da redemocratização, em que a educação tecnicista foi marcante na política educacional ditatorial.
b)
Foi marcado pelas resistências da educação católica diante das propostas pedagógicas dos reformadores da Educação Nova e pela emergência da educação popular.
c)
Foi marcado por um intenso debate acerca da votação e promulgação da Carta Magna constitucional e pela Lei de Diretrizes e Bases da educação.
d)
Introduziu no campo educacional demandas pós-modernas de minorias sociais tais como negros, indígenas, mulheres, população LGBTT, intensificando o debate sobre multiculturalismo.
e)
Houve o estabelecimento de leis que passaram a substituir disciplinas críticas por disciplinas acríticas no ensino básico e cursos superiores.
5)
Pierre Bourdieu (1930-2002) – pensador da Sociologia que contribuiu para o entendimento da educação – é crítico ao analisar a Educação na Sociedade. A respeito de sua teoria, analise as afirmativas e, a seguir, assinale a alternativa correta:
I. No contexto de produção de Bourdieu (do mesmo modo como hoje), diversas teorias educacionais lanc¸avam olhar sobre a Educação, entendendo-a como salvac¸a~o.
II. Bourdieu propo~e um entendimento diverso por entender que a Educação e´ um instrumento e, como tal, pode servir para diferentes finalidades.
III. Para Bourdieu, o indivi´duo não traz consigo a estrutura que foi assimilada das vivências realizadas no cotidiano, podendo ser considerado como uma "folha em branco".
IV. Considerando que ha´ um pensamento comum da Educação como caminho para a plena formac¸a~o do indivi´duo, a escola se mostra como um dos lugares onde a forc¸a da estrutura sobre o indivi´duo é dotada de grande poder.
Alternativas:
a)
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
b)
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
c)
Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV.
d)
Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV.
e)
Estão corretas todas as afirmativas I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
1 B
2 D
3 A
4 B
5 B
Explicação: FIZ E PASSOU DIRETO.
rronaldocoelho:
correto 30/04/2019
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás