travadorismo quais são as cantigas?
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Cantigas Trovadorescas
Cantigas trovadorescas é a denominação concedida aos textos poéticos da Primeira Época Medieval. Em geral, eram músicas cantadas em coro, por isso o nome "cantigas".
Há dois grandes grupos de cantigas: as cantigas líricas e as cantigas satíricas. As cantigas líricas estão subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas em cantigas de escárnio e de maldizer.
Cantigas de Amor
As cantigas de amor são invariavelmente escritas em primeira pessoa. Nelas, o eu-poético declara seu amor a uma dama, tendo como pano de fundo o ambiente palaciano.
É por este motivo que ele se dirige a ela, chamando-a de senhora. Esse tipo de cantiga mostra a servidão amorosa dentro dos mais puros padrões da vassalagem.
Dessa forma, a mulher é vista como um ser inatingível. A mulher é uma figura idealizada, a quem e dedicado um amor sublime também idealizado.
Características
Essas características justificam a presença de um forte lirismo representado pela "coisa d'amor" (o sofrimento amoroso); coita, em galego-português, significa "dor, aflição, desgosto" - especialmente por motivo de amor.
Para os trovadores, esse sentimento é pior que a morte, e o amor é a única razão de viver.
Influências
As Cantigas de Amor são atribuídas à influência da arte desenvolvida na Provença, sul da França, entre os séculos XI e XIII.
Naquela região, surge o "amor cortês", mais intenso na voz dos trovadores da Galiza e Portugal, que não se limitam a imitar, mas a "sofrer de maneira mais dolorida".
São muitas as causas do surgimento do lirismo provençal nas terras ocidentais da Península Ibérica. Entre elas está a chegada de colonos franceses que foram lutar contra os mouros ligados a Provença.
Também é considerado o intenso comércio entre a França e a região ocidental da Península, alcançando o Atlântico Norte.
Cantigas de Amigo
As cantigas de amigo originam-se do sentimento popular, na própria Península Ibérica. Também escritas em primeira pessoa, apesentam um grande diferencial, nelas, o eu-poético é feminino. Os autores são, contudo, homens.
Características
Essas cantigas são a expressão do sentimento feminino. Nesse contexto, a mulher sofre por se ver separada do amigo ( que também pode ser o amante ou o namorado).
Ela vive angustiada por não saber se o amigo voltará ou não, se a trocará por outra. O ambiente descrito nas Cantigas de Amigo não é mais a corte e, sim, a zona rural.
Os cenários são de uma mulher, invariavelmente camponesa, característica que reflete a relação dos nobres com as plebeias. Esta é uma das principias marcas do patriarcalismo da sociedade portuguesa.
Outro aspecto interessante a destacar é que, além da mulher que sofre. Esse sofrimento é, em geral, denunciado a um amigo que servem de confidentes.
Os demais personagens que compartilham o sofrimento da mulher são, a mãe, o amigo ou mesmo um elemento da natureza que aparece personificado.
As Cantigas de Amigo são apresentadas em uma estrutura de diálogo, o que resulta em um trabalho formal mais apurado em relação às Cantigas de Amor.
Cantiga de Escárnio
São cantigas que apresentavam, em geral, uma crítica direta e irônica.
Cantiga de Maldizer
São canções cuja estrutura comporta críticas mais diretas e grosseiras
Cantigas trovadorescas é a denominação concedida aos textos poéticos da Primeira Época Medieval. Em geral, eram músicas cantadas em coro, por isso o nome "cantigas".
Há dois grandes grupos de cantigas: as cantigas líricas e as cantigas satíricas. As cantigas líricas estão subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas em cantigas de escárnio e de maldizer.
Cantigas de Amor
As cantigas de amor são invariavelmente escritas em primeira pessoa. Nelas, o eu-poético declara seu amor a uma dama, tendo como pano de fundo o ambiente palaciano.
É por este motivo que ele se dirige a ela, chamando-a de senhora. Esse tipo de cantiga mostra a servidão amorosa dentro dos mais puros padrões da vassalagem.
Dessa forma, a mulher é vista como um ser inatingível. A mulher é uma figura idealizada, a quem e dedicado um amor sublime também idealizado.
Características
Essas características justificam a presença de um forte lirismo representado pela "coisa d'amor" (o sofrimento amoroso); coita, em galego-português, significa "dor, aflição, desgosto" - especialmente por motivo de amor.
Para os trovadores, esse sentimento é pior que a morte, e o amor é a única razão de viver.
Influências
As Cantigas de Amor são atribuídas à influência da arte desenvolvida na Provença, sul da França, entre os séculos XI e XIII.
Naquela região, surge o "amor cortês", mais intenso na voz dos trovadores da Galiza e Portugal, que não se limitam a imitar, mas a "sofrer de maneira mais dolorida".
São muitas as causas do surgimento do lirismo provençal nas terras ocidentais da Península Ibérica. Entre elas está a chegada de colonos franceses que foram lutar contra os mouros ligados a Provença.
Também é considerado o intenso comércio entre a França e a região ocidental da Península, alcançando o Atlântico Norte.
Cantigas de Amigo
As cantigas de amigo originam-se do sentimento popular, na própria Península Ibérica. Também escritas em primeira pessoa, apesentam um grande diferencial, nelas, o eu-poético é feminino. Os autores são, contudo, homens.
Características
Essas cantigas são a expressão do sentimento feminino. Nesse contexto, a mulher sofre por se ver separada do amigo ( que também pode ser o amante ou o namorado).
Ela vive angustiada por não saber se o amigo voltará ou não, se a trocará por outra. O ambiente descrito nas Cantigas de Amigo não é mais a corte e, sim, a zona rural.
Os cenários são de uma mulher, invariavelmente camponesa, característica que reflete a relação dos nobres com as plebeias. Esta é uma das principias marcas do patriarcalismo da sociedade portuguesa.
Outro aspecto interessante a destacar é que, além da mulher que sofre. Esse sofrimento é, em geral, denunciado a um amigo que servem de confidentes.
Os demais personagens que compartilham o sofrimento da mulher são, a mãe, o amigo ou mesmo um elemento da natureza que aparece personificado.
As Cantigas de Amigo são apresentadas em uma estrutura de diálogo, o que resulta em um trabalho formal mais apurado em relação às Cantigas de Amor.
Cantiga de Escárnio
São cantigas que apresentavam, em geral, uma crítica direta e irônica.
Cantiga de Maldizer
São canções cuja estrutura comporta críticas mais diretas e grosseiras
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