1)
Clifford Geertz (1989), em seu "O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem", aponta a dificuldade de se estabelecer uma definição universal da relação entre homem/natureza. Considere as afirmações abaixo sobre a abordagem de Geertz:
I – Para Geertz, é extremamente difícil diferenciar aquilo que é natural, universal e constante no homem daquilo que é convencional, local e variável.
II – Para Geertz, o homem é um ser que evoluiu biologicamente por força da própria natureza, sem nenhuma influência da cultura.
III – Para Geertz, o homem é um ser pré-definido biologicamente, sendo a definição do que é o ser humano a mesma em qualquer cultura.
Assinale a resposta correta:
Alternativas:
a)
Estão corretas somente as afirmações I e II.
b)
Estão corretas somente as afirmações I e III.
c)
Estão corretas somente as afirmações II e III.
d)
Somente a afirmação I está correta.
e)
Somente a afirmação II está correta.
2)
Umas das autoras brasileiras que se preocupou com a análise dos rituais é Mariza Peirano. Segundo ela, o conceito de ritual deve se fundamentar em alguns termos. Analise as afirmações abaixo sobre a reflexão da autora sobre os rituais.
I - Para Peirano, a definição do que é um ritual deve ser situacional e contextual, e sua compreensão deve ser sempre etnográfica, assim, devemos atentar para as definições nativas acerca dos eventos.
II – Para Peirano, ao analisarmos os rituais, devemos atentar que a questão é menos a natureza dos eventos e mais a sua forma, se existe um certo grau de convencionalidade, de redundância, que combinem palavras e gestões etc.
III – Para Peirano, rituais só acontecem, no caso do Brasil, nas sociedades indígenas, já que a autora considera que só existem rituais em sociedades tradicionais.
Assinale a resposta correta:
Alternativas:
a)
Estão corretas as afirmações I e II.
b)
Estão correta as afirmações I e III.
c)
Estão corretas as afirmações II e III.
d)
Está correta somente a afirmação I.
e)
Está correta somente a afirmação II.
3)
Entre os autores clássicos da Antropologia que se debruçaram sobre a análise dos rituais, destaca-se Vitor Turner. O autor se dedicou especificamente à compreensão das análises dos ritos de passagem. Considere as afirmações abaixo sobre o autor:
I – Nos rituais de passagem temos três fases centrais: a fase de separação, a fase limiar e a fase de reagregação, sendo a fase limiar a última presente em um ritual.
II - A fase limiar é marcada por ambiguidades, quando o sujeito que passa pelo ritual ‘perde’ todas – ou boa parte – suas características do passado e ainda não tem as do futuro.
III - A fase da reagregação é caracterizada pela consagração da passagem, e novamente o sujeito ritual passa a ter um estado relativamente estável.
Assinale a resposta correta:
Alternativas:
a)
Estão corretas as afirmações I e II.
b)
Estão corretas as afirmações I e III.
c)
Estão corretas as afirmações II e III.
d)
Somente a afirmação I está correta.
e)
Somente a afirmação II está correta.
4)
Considere as afirmações abaixo sobre a definição que a Antropologia tem feito, atualmente, acerca do que é o meio ambiente:
I - Para a antropologia contemporânea, são os processos sociais e as atividades de uma determinada sociedade que definem qual é o seu ambiente.
Porque,
II - tal definição só se faz ao longo de um processo histórico e cultural.
Assinale a resposta correta:
Alternativas:
a)
A afirmação I é correta e a II é falsa.
b)
A afirmação I é falsa e a II é correta.
c)
A afirmação I é correta e a II complementa a primeira.
d)
A afirmação I é correta, mas a II não a complementa.
e)
As afirmações I e II são falsas.
5)
Considere as afirmações abaixo sobre as variadas leituras antropológicas em relação à natureza, e assinale F para afirmação falsa e V para verdadeira:
( ) Há perspectivas que adotaram uma noção de determinismo geográfico, segundo o qual, o mundo biofísico externo é preexistente aos organismos, aos humanos e à sociedade, podendo determinar a configuração das culturas particulares
( ) Há concepções que apontam para uma dicotomia entre o que é biológico – inato e natural – e o que é cultural. Tal discussão se reflete no próprio corpo humano. Instala-se então uma disputa entre biologia e antropologia para definir a ‘natureza humana’.
( ) Sempre houve uma única definição para a natureza na Antropologia: que ela é socialmente construída. A natureza nunca foi pensada uma realidade objetiva independente, mas sempre associada ao sentido social que lhe é atribuído.
Assinale a alternativa que corresponde a uma sequência correta em relação às afirmações acima:
Alternativas:
a)
V, V e F.
b)
F, F e V.
c)
V, F e F.
d)
F, V e V.
e)
F, F e F.
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Vamos resolver essas questões ;)
1) A alternativa correta é a letra: d) Somente a afirmação I está correta.
I - CORRETA: Clifford Geertz foi um importante antropólogo americano que viveu entre os anos de 1926 e 2006. Suas pesquisas verteram por diversas áreas do conhecimento, como religião, sociedade e a natureza humana. Em se tratando do estudo da natureza humana, Geertz contrapõe a crença que havia se instituído durante o período Iluminista afirmando que o homem possui uma essência constante e universal. O antropólogo afirma que o homem, na antropologia moderna não pode ser definido de forma tão simplista, pois, sua essência não é algo constante e imutável, já que é composta de crenças, valores e costumes que vão de acordo com o local onde o homem nasce e se cria. Assim, Geertz afirma que o homem é tão variado em sua essência quanto em suas expressões físicas.
II – INCORRETA: O texto desta alternativa vai contra as crenças de Geertz, que afirma que o homem é um animal incompleto cujo acabamento se dá através da cultura. O antropólogo afirma que ainda que o homem sem cultura seria uma monstruosidade de pouco intelecto e sem sentimentos.
III – INCORRETA: Pois o texto da alternativa 3 contradiz a alternativa 1, ou seja, o conceito de homem varia em função da cultura, de fatores biológicos e culturais.
2) A alternativa correta é a letra: a) Estão corretas as afirmações I e II.
I - CORRETO. Pois de acordo com a antropóloga brasileira Mariza Peirano, a compreensão do ritual deve ser etnográfica, ou seja, apreendida em campo junto ao grupo que o esta realizando. Assim, pode-se estudar com maior profundidade a situação e contexto em que o ritual está sendo realizado.
II – CORRETA. Pois, para a autora existem na sociedade diversos tipos de rituais (festivos, formais e informais), tendo como exemplo mais comuns formaturas e jogos de futebol, sendo que cada um possui suas características. Assim, interessa mais a forma com que são realizados do que a natureza do ritual em si.
III – INCORRETA: Peirano afirma que rituais estão presentes em diversas sociedades, podendo ter função festiva, religiosa, dentre outros. Assim, no Brasil temos diversos rituais que não estão ligados a cultura indígenas, tais como a celebração da Proclamação da Independência, da República e eleição de presidentes.
3) A alternativa correta é a letra: c) Estão corretas as afirmações II e III.
I – INCORRETO. A teoria de que os rituais possuem três fases é do antropólogo Arnold van Gennep. Vitor Turner inspirou-se em Arnold van Gennep e definiu uma nova teoria a de que os os rituais de passagem possuem quatro fases.
II - CORRETA: Essa foi uma das fases em que em que Turner mais focou seu estudo. A fase limiar diz respeito a um momento em que os indivíduos encontram-se indeterminados, sem as características do passado e sem as características do futuro.
III - CORRETA: Pois após a passagem do ritual é na fase da reagregação que o indivíduo adquire condição estável com direitos deveres bem definidos.
4) A alternativa correta é a letra: c) A afirmação I é correta e a II complementa a primeira.
Com base na definição de antropologia acredito que esta seja a alternativa correta visto que a antropologia estuda as mudanças ocorridas no ambiente e no homem que o habita ao longo dos anos.
5) A alternativa que mais se enquadra com as definições é: a) V, V e F.
( V ) Correto, pois a noção de determinismo geográfico está relacionada a forma como o ambiente influencia as caraterísticas socioculturais e físicas de uma sociedade.
( V ) Pois, foi dessa dicotomia entre o que é biológico e o que é cultural que surgiram duas áreas de estudo: antropometria (estudo do corpo) e antropologia (estudo da sociedade).
( F ) Pois na antropologia o que é socialmente construído é a cultura e a natureza é tida como aquilo que é modificado pelas práticas culturais.
Esperto ter ajudado
Resposta:
AVA 2
1D
2C
3A
4A
5E
Explicação: