1 - Cite dois princípios científicos citados pela pesquisadora Natália Pasternak.
2 - Qual foi o argumento da pesquisadora Natália Pasternak para demonstrar que ideias estapafúrdias como o terraplanismo, também representam uma ameaça ao “Bom senso”?
3 - Na sua opinião, por quê a pseudociência e o negacionismo na forma de remédios milagrosos e do questionamento de todas as medidas para seconter o Corona vírus, como o uso de máscaras por exemplo, têm sido tão difundidos e aceitos aqui no Brasil?
4- Qual a importância das redes sociais na disseminação de tanta desinformação?
5 - Proponha três alternativas para mitigar o flagelo da ignorância nos dias de hoje.
30 pontos!!!
preciso disso pra hj me ajudem pfvrrr
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Princípio do estudo do mundo natural e estudo do comportamento humano e da sociedade.
2- A pesquisadora Natália Pasternak compara o terraplanismo como droga de entrada que segundo seu companheiro a pessoa começa com astrologia, depois está em homeopatia, depois na cloroquina e no antivacina.
O terraplanismo é como a droga de entrada já que valida uma maneira de pensar que envolve negar a ciência, validar teorias de conspiração, e se fechar em um grupo de pensamento.
3- Porque a pseudociência é uma crença que não possui afirmações científicas e que acredita naquilo que acha que é real, já o negacionismo é uma forma de escapar da vida real através de negações do que é verdadeiro.
Na pandemia atual podemos ver diversas pessoas negando o óbvio, saindo sem máscara, aglomerando, e acreditando que algo milagroso irá acontecer. Entretanto eles são aceitos no Brasil porque primeiro não temos estudos suficientes para dar resposta a tudo o que ocorreu nos últimos 2 anos e segundo não temos posse das autoridades para dizer o que é certo e o que é errado, se o Brasil fosse mais rígido com certeza a maioria da população não ficaria negando o óbvio e infringindo leis.
4- Muito se sabe sobre a importância das redes sociais na dissipação de notícias verdadeiras ou falsas, e como elas geram nas pessoas dependendo de qual for a informação passada uma certa preocupação, porém muitos cidadãos preferem espalhar notícias falsas( fake news) para amedrontar pessoas e deixar no ar comunicados completamente divergentes do real.
Cabe às pessoas não divulgarem o que não sabem e também não acreditarem em tudo que leem ou ouvem. As mídias sociais podem e devem repercutir informações desde que sejam totalmente sábias e responsáveis pelo que postam.
5- Educar crianças e adolescentes para que sejam adultos bons e justos;
Informar-se em fontes confiáveis;
Verificar informações antes de passá-las adiante.