1- Cite alguns dos trabalhos realizados pelos homens e mulheres escravizados nos engenhos do
Brasil colônia.
2- De modo geral, como era a alimentação dos escravizados?
3- Cite exemplos de castigos sofridos pelos escravos.
4- Cite cinco formas de resistência dos escravizados.
Soluções para a tarefa
Resposta:1-Durante os séculos XVI e XVII, uma das atividades econômicas que prevaleciam na colônia Brasil era a plantação de cana-de-açúcar e o seu processamento nos engenhos. Existiam basicamente duas formas de trabalhos desempenhadas nos engenhos: o trabalho escravo e o trabalho assalariado. O trabalho assalariado será o tema da nossa abordagem no presente texto.
Inicialmente, consideravam-se engenhos apenas as edificações e instalações onde o açúcar era feito (moendas, cozinha, casa de purgar). Com o desenvolvimento das atividades açucareiras, a concepção de engenho ampliou-se, incluindo o conjunto da propriedade açucareira: lavouras, terras não cultivadas, a casa-grande (habitação do senhor de engenho), a capela e a senzala (habitação dos escravos).
2-De modo geral, a alimentação dos escravizados era pouca e de má qualidade, o que acarretava sérios problemas de saúde e envelhecimento precoce. Muitos eram descritos como tendo 60 anos de idade, quando na verdade tinham entre 35 e 40.
3-Indivíduos geralmente de etnia negra sendo escravizados, humilhados, torturados e explorados por uma camada social considerada superior antigamente, por ser branca e de posses: assim foi a escravatura no Brasil, um período de crueldades e retrocesso que durou mais de 300 anos, só sendo abolido em 1888 com a Lei Áurea.
Na época de ouro do açúcar, café e algodão no Brasil, as grandes fazendas - e também as cidades - precisavam de pessoas que abastecessem a mão-de-obra, e fizessem todo o trabalho braçal. Seguindo os costumes portugueses, navios abarrotados de pessoas sequestradas em colônias do continente africano chegavam no país, e os negros eram vendidos e barganhados nos mercados públicos como se fossem meras mercadorias.
4-1. Formas de Resistência à Escravidão
2. PARA ENFRENTAR AS PÉSSIMAS CONDIÇÕES EM QUE VIVIAM: MAUS TRATOS, MÁ ALIMENTAÇÃO, SAÚDE PRECÁRIA, CASTIGOS OS NEGROS CRIARAM VÁRIAS FORMAS DE RESISTÊNCIAS: SUICÍDIO, QUEIMADAS DE CANAVIAIS, AGRESSÃO AOS FEITORES E AOS SENHORES DE ENGENHOS E AS FUGAS AOS QUILOMBOS
3. NA ÉPOCA DA ESCRAVIDÃO OS ESCRAVOS QUE FUGIAM SE REFUGIAVAM EM GRUPOS CHAMADOS DE QUILOMBOS. O MAIS FAMOSO DOS QUILOMBOS ERA O DE PALMARES.
4. OS NEGROS QUE FUGIAM, QUANDO CAPTURADOS ERAM CASTIGADOS CRUELMENTE
5. Zumbi nasceu em Palmares, Alagoas e se tornou líder do quilombo de Palmares, pela sua destreza e astúcia na luta pela liberdade
Explicação: