1- Citar 3 motivos para o declínio do Egito.
2- Descreva sobre a sociedade egípcia.
3- Escreva a importância e a função do faraó nobres sacerdotes escribas camponeses artesãos e a população escrava.
4- explique como era praticado o politeísmo no Egito.
5- Como era a relação da morte no Egito?
Soluções para a tarefa
1- No verão de 44 a. C. o rio Nilo, base da sociedade naquela parte do mundo, não inundou como deveria, prejudincando as colheitas. Consequentemente, não havia como alimentar as pessoas, preencher os celeiros dos sacerdotes ou pagar impostos.
2- Esta sociedade era hierárquica, ou seja, cada segmento possuía funções e poderes determinados, sendo que os grupos com menos poderes tinham que obedecer quem estava acima.
3- FARAÓS:
Dono de todo o Egito, chefe da administração, dos cultos religiosos e também comandava o exército. Tinha como principais funções/responsabilidades manter a ordem e a justiça na sociedade. Caso não cumprisse com suas obrigações, teria como punição a morte (desaparecimento) eterna.
NOBREZA:
Nessa classe enquadravam-se os Viziers (pessoas ligadas diretamente ao Faraó), os Sacerdotes, os oficiais do exército e as suas famílias. Nessa classe a Rainha era escolhida e, apesar de o Faraó ter muitas esposas, apenas ela tinha o poder real. O casamento era feito entre parentes, a fim de manter o sangue “azul” da Dinastia.
ESCRIBAS:
Considerada uma classe muito importante, os Escribas eram os únicos que poderiam seguir carreira como administradores ou ingressar no serviço público. A escrita servia para o registro de tudo que acontecia no cotidiano egípcio e devido a ela é que conhecemos um pouco da história dos habitantes das margens do Nilo.
OS SOLDADOS:
Essa classe era pequena e sua principal função era garantir a segurança do território, fazendo quando preciso escolta nas expedições aos países vizinhos. Posteriormente, devido às invasões e à necessidade de uma defesa mais sólida, o exército e a tecnologia em combate foram aumentando.
OS ARTESÃOS:
Essa classe era formada por pessoas com habilidades em todos os tipos de artesanato. Alguns trabalhavam em aldeias e produziam artefatos para o comércio local. Já os mais habilidosos eram convocados a trabalhar para o Faraó ou para a classe da nobreza.
OS CAMPONESES:
Essa classe era formada pela maior parte dos antigos egípcios. Eram pessoas que trabalhavam nas lavouras a fim de gerar todo o sustento necessário. Ficavam com uma parte do que era cultivado, mas a grande maioria arrecadada permanecia com os donos das terras (Nobres ou Faraó).
OS ESCRAVOS:
Estudiosos divergem quanto à existência dessa classe no antigo Egito. Mas o que se tem de mais concreto é que os escravos eram pessoas capturadas em guerra e serviam como mão de obra. Eram uma minoria, já que em toda a história egípcia poucas foram as guerras, em comparação a outras civilizações.
4- Eles eram politeístas, havendo uma grande variedade de deuses, protetores das plantas, das colheitas, da água, da chuva, e dos pescadores. Os rituais em oferendas aos deuses, para a obtenção de graças, eram realizados através de incensos e até mesmo com sacrifício de homens e animais.
5- Segundo o sistema de crenças egípcio, a morte consistia em um processo onde a alma se desprendia do corpo. Com isso, acreditavam que a morte seria um estágio de mudança para outra existência. Sendo o corpo compreendido como a morada da alma, havia uma grande preocupação em conservar o corpo dos que faleciam. Dessa forma, desenvolveram-se variadas técnicas de mumificação capazes de preservar um cadáver durante anos a fio.
As tempestades de areia,o passar do tempo e terremotos(desastres naturais).Eles eram maus e vestiram roupas estranhas.A sobrevivência de todos.De jeito rápido e grande com muitos deuses ou fazendo ofertas.Grande,e o corpos mortos eram enfaixados e colocados em túmulos que ficavam fora da terra.
Aproveite a resposta foi difícil de responde-lo. SZ.