1- Caracterize: (p.99) a) Forças endógenas: b) Forças exógenas; c) Intemperismo químico; d) Intemperismo físico; e) Intemperismo biológico; 2- O que é lixiviação? (p.99) 3- Explique como ocorre o processo de temperatura e do vento (intemperismo físico) na modificação do relevo. (p.100) TEMPERATURA: VENTO: 4-Explique como ocorre o processo de geleiras e de seres vivos- plantas e microrganismos (intemperismo biológico e químico) na transformação do relevo. (p.101) GELEIRAS: SERES VIVOS PLANTAS E MICROORGANISMOS: 5- Caracterize os horizontes do solo, O,A,B,C. (p.102) 6- Sobre as Macroestruturas de relevo caracterize-as: (p.104) A) PLATAFORMA OU CRATÓNS: B) BACIAS SEDIMENTARES: C) CADEIAS OROGENICAS OU CINTURÕES OROGÊNICOS 7- Qual foi o critério utilizado por Aroldo de Azevedo para o relevo brasileiro? 8- Qual foi o critério utilizado por Aziz Ab Saber para o relevo brasileiro? 9- Qual foi o critério utilizado por Jurandyr Ross para o relevo brasileiro? 10- O que foi o Projeto Radambrasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Forças internas
Também chamadas de endógenas, são as forças responsáveis por dar forma ao relevo.
b)As forças exógenas são as forças atuantes na superfície terrestre, influenciando na modelagem do relevo. Esse processo é chamado erosão.
c)O intemperismo químico é quando há a alteração da composição dos minerais que compõem as rochas.
d)O intemperismo físico ocorre quando há a desagregação em partículas menores através da separação dos grãos minerais que compõem as rochas.
e)O intemperismo biológico é também chamado de intemperismo químico-biológico ou físico-biológico, pois ocorre quando os seres vivos intervêm no processo de transformação das rochas e dos solos.
2)Lixiviação é a extração ou solubilização dos constituintes químicos de uma rocha, mineral, solo, depósito sedimentar entre outros, pela ação de um fluido percolante.
3)O intemperismo tem o papel de modificar o relevo através de processos físicos, químicos ou biológicos que causam a desintegração das rochas ao longo do tempo.
4)Intemperismo Biológico: por meio de processos biológicos, esse tipo de intemperismo é provocado principalmente pela decomposição dos seres vivos, favorecendo assim, a transformação das rochas e o enriquecimento do solo.
5)Horizonte O: Camada orgânica superficial. Drenado, com cor escura.
- Horizonte A: Constituído, basicamente, de rocha alterada e húmus, sendo a região onde se fixa a maior parte das raízes e vivem organismos decompositores e detritívoros.
- Horizonte E (ou B): Camada mineral constituída de quantidade reduzida de matéria orgânica, acúmulo de compostos de ferro e minerais resistentes, como o quartzo. Pode ser atingido por raízes mais profundas.
- Horizonte C: Camada mineral pouco ou parcialmente alterada.
6) a) As plataformas ou crátons correspondem aos terrenos mais antigos e arrasados por muitas fases de erosão.
b)As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam ou depositaram sedimentos e, em alguns casos, materiais vulcânicos.
c)são estruturas geológicas que se originaram em virtude das ações do tectonismo e correspondem à formação de cadeias montanhosas, apresentando as maiores altitudes do planeta.
7)Leva em conta, principalmente, o nível altimétrico ou altimetria (altura do relevo) como principal critério para determinar o que é um planalto ou uma planície.
8) Aroldo Azevedo utilizou como critério o nível altimétrico.
9)De acordo com os critérios utilizados por Jurandyr Ross ele classificou o relevo brasileiro em três níveis considerando a altimetria da superfície.
10) O Projeto Radam, operado entre 1970 e 1985 no âmbito do Ministério das Minas e Energia, foi dedicado à cobertura de diversas regiões do território brasileiro por imagens aéreas de radar, captadas por avião. O uso do radar permitiu colher imagens da superfície, sob a densa cobertura de nuvens e florestas.
* espero ter ajudado:)*