1. Basta-nos, hoje, uma história centrada na civilização europeia? Somos nós europeus? Podemos
entender a globalização apenas a partir de uma perspectiva ocidental?
Conceitue a expressão "Antiguidade Clássica", considerando a crítica apresentada na citação acima
Soluções para a tarefa
A Antiguidade Clássica é um dos períodos da periodização eurocêntrica da História, abrangendo os séculos VIII antes de Cristo a V depois de Cristo, período que marca as "idades de ouro" da Grécia e de Roma.
Esta expressão é hoje questionada por não dar conta de todo o longo processo histórico de outras civilizações ao redor do mundo. O período é "clássico" para nós, que adotamos a perspectiva ocidental, pois marcou um florescer das civilizações que vemos como nossas "antepassadas", mas não necessariamente seria "clássica", por exemplo, do ponto de vista dos povos árabes ou dos povos ameríndios.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/15292506
Como que posta a resposta mesmo? Se foi tá bom
Em primeiro lugar, a história não deve ser centralizada na civilização europeia.
Os saberes que o continente Africano e até mesmo as Américas possuem, desde seus povos originários até a relação existente entre os diferentes grupos indígenas, aldeias e culturas são tão importantes quanto a exposição que a cultura europeia nos é transmitida.
A Globalização, Oriente X Ocidente:
Assim, a Globalização não é uma perspectiva apenas ocidental, visto que países como o Japão e a China entre outros dos continentes orientais, interagem com o mundo moderno, exportando cultura e adicionando elementos tecnológicos, sociais e culturais dentro de suas bases territoriais.
Porém, devemos afirmar que a cultura oriental avançou de forma diferente da ocidental, e, por isso, infinitos valores são diferentes dos nossos, sendo esse o ponto chave para a questão.
sobre o conceito de globalização:
https://brainly.com.br/tarefa/9464767