1) Atualmente, o número de ferramentas disponíveis na Internet é imenso, assim como existem softwares sem objetivo educacional que podem ser utilizados em sala de aula. Segundo Vesce (2003), de que forma os SEs contribuem no processo de ensino-aprendizagem? a) Para que um SE contribua no processo de ensino-aprendizagem, é necessário que seja projetado por um profissional da área de abordagem do recurso – por exemplo, na área de ciências, contar com um biólogo que irá contextualizá-lo no processo educacional. Do contrário, mesmo que o professor tenha uma abordagem bem definida, sua aula será prejudicada, pois seus objetivos não serão atingidos. b) Um software para ser considerado SE e, dessa forma contribuir no processo de ensino-aprendizagem, deve ser projetado por meio de uma linguagem lúdica capaz de contextualizá-lo nesse processo. Dessa forma, ele pode ser utilizado pelo professor ou até mesmo adaptado por ele a situações específicas de aprendizagem, facilitando a interação dos alunos com a ferramenta. c) Um software será considerado SE, desde que considere as questões culturais de cada região, por exemplo, um software que aborde a importância da pesca no sustento das comunidades de pescadores não fará sentido para alunos que residem em grandes metrópoles e não dependem da pesca para sua sobrevivência, assim não haverá contribuição no processo de ensino aprendizagem. d) Um software para ser considerado SE e, dessa forma, contribuir no processo de ensino-aprendizagem, necessita ser projetado por uma equipe composta de diferentes profissionais, sendo obrigatoriamente um deles o profissional da área da educação. Assim, haverá garantias de que a utilização do SE pelo professor, independentemente da sua metodologia, contribuirá nesse processo. e) Para que um software seja considerado um programa educacional, necessita de uma abordagem metodológica contextualizada ao processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, mesmo que o recurso seja pensado de forma detalhada para mediar a aprendizagem, não havendo uma metodologia adequada por parte do professor, ou adaptada a situações específicas de aprendizagem, esse processo deixará a desejar.
Soluções para a tarefa
LETRA E;
SEGUNDO O AUTOR ,PARA QUE O SOFTWARE SEJA CONSIDERADO UM PROGRAMA EDUCACIONAL NECESSITA DE UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA CONTEXTUALIZADA AO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM . O OLHAR PEDAGÓGICO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.
De que forma você poderia contribuir para que seus colegas adotassem o uso de softwares como ferramenta de apoio em suas aulas? Que estratégias poderiam ser usadas diante tal situação?
Resposta: PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Enquanto professor dos primeiros anos do ensino fundamental, em um primeiro momento, procuraria a coordenação ou supervisão pedagógica para propor o tema do uso de Software Educacional (SE) em uma reunião pedagógica. Inicialmente, poderia ser um projeto com os professores das séries iniciais do ensino fundamental. Existindo interesse da coordenação, faria a abordagem na reunião dos professores, observando os colegas em sua prática docente e suas turmas, procurando os professores com quem tivesse maior afinidade. Definida a abordagem inicial (em uma reunião, ou abordagens entre os mais próximos) a próxima etapa seria apresentar aos professores algumas possibilidades de uso do SE em sala de aula. Faria uma seleção de atividades e softwares (online e gratuitos) que fossem ao encontro das necessidades dos professores, uma avaliação e análise prévia, como forma de motivá-los e mostrar que parte do interesse de cada um. Além disso, apresentaria alguns depoimentos de professores que utilizam esse recurso como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem.
Como os professores não têm a prática de utilizar tais recursos, faria com que eles fossem os alunos nesse processo, pois precisariam, em um primeiro momento, passar pelo encantamento e aprender na prática, acredito que essa abordagem seja mais convincente do que uma explanação dos recursos e suas formas de uso. A primeira aula poderia ser uma aula demonstrativa, como muitos softwares que não são gratuitos fazem: liberam um acesso para que você conheça os recursos disponíveis e, para acessos futuros é necessário adquirir uma licença. Nessa aula demo, que teria essa nomenclatura para aproveitar e explicar aos professores esse conceito, disponibilizaria alguns jogos do site os professores. Além disso, iria disponibilizar alguns horários por semana, no laboratório de informática, para auxiliar os professores interessados em utilizar os softwares nas suas aulas, auxiliando inclusive na elaboração do planejamento das aulas e escolha dos recursos.
Explicação: