Filosofia, perguntado por kingpc009pdv7ho, 8 meses atrás

1) Atribui-se a Sócrates a inauguração da ética no campo da reflexão filosófica. Uma passagem importante da vida de Sócrates é o momento em que o seu amigo, Querofonte, consulta o Oráculo de Delfos buscando saber quem é o homem mais sábio do mundo. Sem titubear, o oráculo responde: Sócrates. Ao saber disto, o filósofo busca entender o motivo de ser apontado como dotado de tanta sabedoria, e com isso lembra-se da inscrição do pórtico do Templo de Delfos,e conclui:


a) O fim justifica os meios, porque para se garantir o resultado esperado não importa o caminho que se escolhe desde que se alcance o objetivo.

b) Conhece-te a ti mesmo, porque o autoconhecimento é um bom caminho para a virtude e para reconhecer a própria ignorância .

c) O homem é naturalmente bom, sendo que a sociedade o perverte, pois em sua natureza original não possui ganância e egoísmo.

d) A virtude é uma mediania, um meio termo proporcional entre extremos, todo excesso ou falta configura-se como um vício.

Soluções para a tarefa

Respondido por rayssacristinne1
3

Resposta:alternativa B

Explicação:

Anexos:
Respondido por Pamelamara55
1

Resposta:

1 - Letra B

2 - Letra D

Explicação:

1 - Sócrates adotou o lema “Conhece-te a ti mesmo” e conhecerás o universo e os deuses, pois acreditava que a verdade está dentro de cada um. Assinalando que por meio do autoconhecimento podemos reconhecer a ignorância pessoal (ironia) e assim dar a luz a própria sabedoria (maiêutica).

2 -A primeira parte do método socrático conhecida como ironia, vem da expressão grega que significa "perguntar, fingindo não saber". Esse primeiro momento do diálogo socrático possui um caráter negativo, pois nega as pré-concepções, os pré-julgamentos e os pré-conceitos (preconceitos). A segunda etapa do método socrático é conhecida como maiêutica, que significa "parto". Nesse segundo momento, o filósofo continua fazendo perguntas, agora com o objetivo de que o interlocutor chegue a uma conclusão segura sobre o assunto e consiga definir um conceito. O nome "maiêutica" teve como inspiração a própria família de Sócrates. Sua mãe, Fainarete, era parteira e o filósofo a tomou-a como exemplo e afirmava que os dois possuíam atividades semelhantes. Enquanto a mãe auxiliava mulheres a darem à luz a crianças, Sócrates auxiliava as pessoas a darem à luz a ideias.

Perguntas interessantes