1)Atribua "V" para as afirmações verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso sobre a importância do pensamento de Hegel para a Educação e a concepção de sujeito:
( ) Hegel, ao pensar num ser em constante mudança e no movimento de contradição dos conceitos, propõe o que ele chamou de lógica dialética.
( ) A dialética hegeliana está associada a um sujeito em constante mudança, uma "mudança pela contradição".
( ) Hegel constrói um pensamento que confunde a Educação e a dialética, no campo das idéias e representações.
Assinale a alternativa com a sequencia CORRETA:
Alternativas:
a)V - V - V.
b)V - V - F.
c)V - F - F.
d)F - F - V.
e)F - F - F.
2)Sobre o método de análise desenvolvido por Karl Marx (1818-1883), analise as afirmativas a seguir, atribuindo "V" para as verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso.
( ) Para estudar o capitalismo e o seu funcionamento, Marx utilizou-se de uma abordagem teórica composta por uma teoria científica – o materialismo histórico – e de uma teoria filosófica – o materialismo dialético.
( ) O materialismo dialético de Marx, considera que os fenômenos materiais são processos. Além disso, segundo o materialismo dialético, o espírito não é consequência passiva da ação da matéria, podendo reagir sobre aquilo que o determina.
( ) Marx não se ocupava unicamente das ideias, pois, para ele, havia os fatos materiais e, consequentemente, no lugar dos heróis, encontrava-se a luta de classes. Sendo assim, a história da sociedade é a história da luta de classes.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
Alternativas:
a)V - V - V.
b)V - V - F.
c)V - F - F.
d)F - F - V.
e)F - F - F.
3)Pensar filosoficamente a Educação é também compreender os diferentes períodos e sociedades. Neste sentido, sobre a corrente do liberalismo, avalie as afirmativas a seguir:
I - O liberalismo defende uma nova visão de liberdade econômica e política, posicionando-se à favor das doutrinas capitalistas, por exemplo, a questão da propriedade privada e a riqueza enquanto um benefício acessível a todos que trabalhassem.
II - O liberalismo, defende que a pobreza é um fracasso pessoal de cada um e que, para alcançar uma mudança de vida, é necessária a colaboração com os patrões, para a tentativa de uma futura saída do estado de miséria.
III - O liberalismo visa uma conciliação de classes. Essa corrente foi iniciada no século XVIII e tem como ponto de partida a organização dos trabalhadores que buscavam a igualdade no trabalho assalariado.
Assinale a alternativa que possui as afirmativas corretas:
Alternativas:
a)I e II, apenas.
b)I e III, apenas.
c)
II e III, apenas.
d)III, apenas.
e)I, II e III, apenas.
4)Hegel foi um filósofo importante também para a Educação. Suas proposições teóricas tinham o objetivo de compreensão do contexto que estava a sua volta e as relações de explicação do mundo. Sobre a teoria de Hegel, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - A história da humanidade, para Hegel, é a história de seu convencimento sobre a liberdade, através das manifestações concretas nas instituições e organizações sociais. A tarefa de realização da liberdade é atividade de todos os indivíduos que se afirmam na existência em sociedade.
PORQUE
II - Indivíduo e sociedade coexistem em relação de organicidade, isto é, sem que um se sobreponha ou se antecipe ao outro. É na sociedade que o indivíduo se reconhece como tal e, é por esse reconhecimento, que a sociedade se confirma.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - B
2 - A
3 - A
4 - B
corrigido pelo AVA
Explicação:
QUESTÃO 1
b) V - V - F.
Analisando:
( V ) Hegel, ao pensar num ser em constante mudança e no movimento de contradição dos conceitos, propõe o que ele chamou de lógica dialética.
( V ) A dialética hegeliana está associada a um sujeito em constante mudança, uma "mudança pela contradição".
( F ) Hegel constrói um pensamento que confunde a Educação e a dialética, no campo das idéias e representações.
QUESTÃO 2
a) V - V - V.
Analisando:
( V ) Para estudar o capitalismo e o seu funcionamento, Marx utilizou-se de uma abordagem teórica composta por uma teoria científica – o materialismo histórico – e de uma teoria filosófica – o materialismo dialético.
( V ) O materialismo dialético de Marx, considera que os fenômenos materiais são processos. Além disso, segundo o materialismo dialético, o espírito não é consequência passiva da ação da matéria, podendo reagir sobre aquilo que o determina.
( V) Marx não se ocupava unicamente das ideias, pois, para ele, havia os fatos materiais e, consequentemente, no lugar dos heróis, encontrava-se a luta de classes. Sendo assim, a história da sociedade é a história da luta de classes.
QUESTÃO 3
a) I e II, apenas.
Analisando:
Afirmativa I - Correta
Afirmativa II - Correta
Afirmativa III - Inorreta
QUESTÃO 4
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Segundo Hegel, a história da humanidade refere-se à história de seu convencimento sobre a liberdade, por meio das manifestações concretas nas instituições e nas organizações sociais; sendo a tarefa de realização da liberdade uma atividade de todos os indivíduos que se dizem na existência em sociedade. Isto porque o indivíduo e a sociedade coexistem em uma relação de organicidade, ou seja, sem um sobrepor ou antecipar ao outro.
Bons estudos!