1. Até o século XI, havia 4 reinos nas Ilhas Britânicas: Escócia, País de Gales, Irlanda e Inglaterra. Em 1066 a Inglaterra é invadida pelo francês Guilherme, o Conquistador, que torna-se rei e assume o título de Guilherme I. Ocorre a centralização do poder monárquico - a nobreza tem seu poder enfraquecido. Guilherme I deu início, na Inglaterra, à consolidação dos Estados Modernos, quais foram essas mudanças? *
1 ponto
a)As principais mudanças foram que a burguesia passou a ser detentora das terras de toda a região. Esses burgueses eram franceses, da mesma origem de Guilherme I.
b)As mudanças foram estabelecidas a partir de leis que deram ao rei um poder absolutista. Esse fator foi importante para instituir um regime de privilégios aos nobres.
c) os senhores feudais foram obrigados a jurar fidelidade ao rei. Também foram divididas as terras inglesas em condados. Guilherme I, nomeou xerifes para administrar esses condados.
d)A consolidação dos Estados Modernos na Inglaterra foi estabelecida por mudanças como um poder centralizado no poder clerical. A Igreja católica era detentora dos poderes legislativo, executivo e judiciário.
2. No processo de consolidação da monarquia inglesa um fator eminente foi o enfraquecimento do poder de influência da nobreza. HENRIQUE II acelerou o processo de fortalecimento do poder real exigindo que todas as questões fossem julgadas por tribunais reais e não pelos nobres. Tendo esse objetivo em vista o rei Henrique II adota um conjunto de leis chamadas de Common Law, que diminui o poder de participação da nobreza na política. Aponte a alternativa que revela o modo como os nobres lidaram com essas propostas monárquicas. *
1 ponto
a)A nobreza inglesa perdeu todo seu poder de participação na política junto ao Parlamento, pois o Parlamento era composto unicamente pelos membros da família real inglesa.
b)Os nobres uniram-se aos burgueses e provocaram revoluções que colocaram fim à monarquia absolutista na Inglaterra. Essas revoluções vão ser denominadas como Revoluções Inglesas, que vão dar origem ao governo da Monarquia Parlamentarista.
c)Em 1215 a nobreza entra em um embate com o rei (João Sem Terra) e o força a aceitar as exigências da Magna Carta. A Magna Carta estabelecia limites do poder real através de um grande conselho.
d)No século XV a nobreza inglesa destituiu a monarquia na Inglaterra e criou uma república onde a população tinha direito a participar através de eleições onde escolheriam seus representantes. Essa república era organizada pelos três poderes: legislativo, executivo e judiciário.
história:1)c 2)c
português:1)a 2)c
matemática:1)d 2)a
Soluções para a tarefa
Resposta:1 C 2 C
Explicação: fiz no clasromm
história:1)c 2)c
português:1)a 2)c
matemática:1)d 2)a
1 - É correta a alternativa C, de modo que com estas mudanças Guilherme I se tornou o "Primeiro entre os Nobres", devendo todos os demais atender aos seus chamados em períodos de crise, colocar em prática a sua lei e administrar de acordo com as vontades de Guilherme I estes territórios.
Embora isto não tenha sido, na prática, a imposição do Absolutismo, que só surgiria na Inglaterra séculos depois e duraria relativamente pouco (sendo efetivamente abolido naquele país com a Revolução Gloriosa, em 1689), foi de todo modo uma forma de criar as bases simbólicas/ideológicas para que pudesse ali surgir um poder político centralizado.
2 - É correta a alternativa C, de modo que a Magna Carta garantiu algum grau básico de liberdades civis na Inglaterra (garantia a propriedade dos mercadores, por exemplo, mesmo que eles não tivessem poder político), assim como garantiu que os nobres teriam os seus privilégios garantidos.
Por conta de mudanças como esta o Absolutismo nunca teve na Inglaterra o mesmo grau de influência e poder político que teve em outros países, tendo sido muito mais "branda" a experiência absolutista inglesa.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/5324861
história:1)c 2)c
português:1)a 2)c
matemática:1)d 2)a
essas foram as únicas q eu tive hoje
desculpa se estiver errado
espero ter ajudado:)