Química, perguntado por rafinhattomaz, 10 meses atrás

1. Assinale o que for correto.
01. À temperatura ambiente do bromo é líquido e o cloro é gasoso porque a energia de ligação Br-Br é inferior à energia de ligação Cl-Cl.
02. Em qualquer compostos as ligações intermoleculares dipolo - dipolo são sempre mais fortes do que as forças London.
04. O hidrocarboneto com o mesmo número de átomos de carbono que um álcool apresenta uma maior solubilidade em água.
08. O álcool é menos solúvel em água do que em tetracloreto de carbono (CCl4) devido a polaridade.

Preciso que expliquem o pq as alternativas erradas estão erradas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Lewisenberg
0

01) Falso, de fato o Bromo molecular é líquido e o Cloro molecular é gás à temperatura ambiente e de fato a ligação Br-Br é mais fraca que a ligação Cl-Cl, pois o Cloro é mais eletronegativo que Bromo. O Br2 e o Cl2 são substâncias moléculas, e seu estado de agregação, isso é, o seu estado físico, depende das interações intermoleculares presente entre as moléculas do Br2 e do Cl2. Todos os dois são apolares, então todos os dois fazem interação intermolecular do tipo Forças de London. Forças de London: se baseia no fato de que os elétrons estão sempre se movimentando na eletrosfera, em um certo momento, em uma molécula apolar, uma grande parte dos elétrons dessa molecula vão se movimentarem para uma mesma região e assim formarem um dipolo instantâneo (momentâneo), esse dipolo induzirá a formação de um dipolo em outra molécula e assim vão se ligarem, por isso esse tipo de interação é conhecido como dipolo instantâneo-dipolo induzido. Um dos fatores que interferem na força dessa interação é o tamanho das moléculas, quanto maior a molécula, maior a possibilidade de distorcer a nuvem eletrônica, isso é, maior a possibilidade de formar dipolos instantâneos e assim, moléculas apolares grandes formam interações intermoleculares mais fortes e com isso, terão maior ponto de fusão e ebulição. As moléculas do Br2 são maiores que as do Cl2 e por isso eles fazem interações mais fortes e com isso, à temperatura ambiente, o Bromo molecular é líquido e o Cloro molecular é gás.

02) Falso, o Iodo molecular (I2) à temperatura ambiente é sólido, a água (H2O) é líquido. A água faz interações do tipo Ligação de Hidrogênio, que é um caso especial de Dipolo-Dipolo, que é a interação intermolecular mais forte, o I2 faz interação do tipo Força de London, que é umas das mais fracas. Só que não podemos generalizar que todos as forças de London são mais fracas que a Dipolo-Dipolo, isso depende de diversos fatores, como tamanho, eletronegatividade, geometria e por aí. A água e o Iodo molecular são um bom exemplo disso.

04) Falso, os hidrocarbonetos são considerados apolares, a água tem pouca tendência de se solubilizar em substâncias apolares, por isso, a água terá menor solubilidade em um hidrocarboneto do que em um álcool, o álcool tem um ou mais grupos hidroxilas, que podem fazer ligação de hidrogênio com a água, uma interação intermolecular forte, por isso, a maioria dos alcoóis são bastantes solúveis em agua. Ex: o álcool etílico (cadeia carbônica com 2 carbonos) é muito mais solúvel em água do que o eteno (hidrocarboneto saturado com 2 carbonos).

08) Álcool é um grupo funcional orgânico, e não apenas uma substância, então você tem de especificar qual álcool é, pq nem todos alcoóis tem a mesma solubilidade em água. Se vc estiver falando do álcool etílico, o etanol, a alternativa será falsa. O CCl4 é uma molécula apolar, como já mencionado, a água tem pouca afinidade com moléculas apolares, por isso o CCl4 é quase insolúvel em água, já o etanol, é uma molécula polar e com isso tem mais afinidade com a água que o CCl4 e por isso, o etanol é muito solúvel.

Perguntas interessantes