1)
Assinale a alternativa que corresponde a uma visão equivocada ligada a EJA, podendo assim ser considerada como INCORRETA.
Alternativas:
a)
A EJA, entendida como modalidade educacional que atende principalmente a elite, classe mais abastada, tem como finalidade o compromisso com a formação geral, acesso à cultura mais erudita, aprimoramento da consciência, atitudes submissas e compromisso alienante, visando a manutenção das relações de poder autoritárias.
Alternativa assinalada
b)
A educação de jovens e adultos também deve voltar-se a uma formação na qual os educandos possam aprender, refletir de modo crítico, agir com responsabilidade, participar do trabalho e da vida coletiva, comportar-se de forma solidária, acompanhar as mudanças sociais, enfrentar problemas apresentando soluções originais com agilidade e rapidez, utilizando-se de metodologias adequadas e envoltas em conhecimento científico e tecnológico.
c)
A escola voltada à educação de jovens e adultos, é ao mesmo tempo local de ensino e aprendizagem e local de confronto de culturas.
d)
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, no que concerne ao Ensino Médio, a educaçãose consolida através da escolarização. Além de apresentar-se como um direito do cidadão, a educação deve auxiliar o aluno, em seu preparo para a prática social.
e)
Uma concepção mais ampliada de EJA - Educação de Jovens e Adultos, deve ser a de entender educação como direito de aprender, de ampliar conhecimentos ao longo da vida, e não apenas de se escolarizar.
2)
Na Web Aula I, procuramos indicar os conceitos e relações existentes entre o processo de Alfabetização e Letramento indicados pelos autores que se debruçam em pesquisas envolvendo especificidades e características da Educação de Jovens e Adultos. Assim é Correto afirmar que uma das principais diferenças entre Alfabetização e Letramento é:
Alternativas:
a)
Alfabetização é aprender a ler, enquanto que Letramento é aprender a escrever.
Alternativa assinalada
b)
Alfabetização significa adquirir uma tecnologia e Letramento significa codificar a língua escrita.
c)
Alfabetização é apropriar-se da escrita e torná-la própria é entendê-la como fenômeno social, Letramento é memorização das palavras.
d)
Alfabetização pode ser entendida como apropriação da língua, da leitura e da escrita enquanto que, Letramento pode ser entendido como a utilização da leitura e escrita para a prática social.
e)
Alfabetização é poder codificar a língua escrita e Letramento é poder decodificar a língua escrita.
3)
Assinale a alternativa INCORRETA.
Historicamente, quando analisamos a preocupação do governo brasileiro para com a Educação de Jovens e Adultos, podemos notar que:
I)Durante a República o panorama educacional brasileiro apontava que apenas 35% de sua população era composta de sujeitos analfabetos,
II)Era visível a valorização/desvalorização existente entre o trabalho manual e o trabalho intelectual,
III)Existia interesses camuflados - da elite, no que concerne a formação econômica e cultural do país,
IV) A marginalização do atendimento às classes populares, indicava a preocupação do governo com a alfabetização de toda população,
V) Existia a preocupação do governo, em buscar formas de conscientizar as pessoas através da alfabetização, sobre sua real condição de explorada pela "elite",
Seguindo leitura e análise identifique a alternativa INCORRETA:
Alternativas:
a)
Todas as afirmações são Incorretas.
b)
Somente a afirmativa II é Incorreta.
Alternativa assinalada
c)
As afirmativas I e IV, V são Incorretas.
d)
Somente a afirmativa IV é Incorreta.
e)
Somente a afirmativa V é Incorreta.
4)
Paulo Freire conferiu à Educação de Jovens e Adultos um novo patamar. Muito embora alguns educadores não concordem, Paulo Freire, com a ajuda de outros profissionais, acabou por indicar referências teórico-metodológicas próprias para a EJA, o que permitiu posteriormente, a inserção dessa modalidade de ensino, no debate político educacional brasileiro. Assim, seguindo o texto da Web Aula, indique o período em que campanhas nacionais de iniciativa oficial, sem muito sucesso; foram levadas a efeito, com vistas a erradicar o analfabetismo no Brasil:
Alternativas:
a)
De 1946 a 1958.
b)
De 1965 a 1968, com o MOVA.
c)
De 1926 a 1935, com o MOBRAL.
d)
De 1946 a 1948, com o Letramento.
Alternativa assinalada
e)
Nenhuma das anteriores.
5)
As experiências populares de alfabetização, inicialmente no nordeste brasileiro e posteriormente em todo o Brasil, ganharam o mundo. O método de alfabetização caracterizado pela busca da conscientização das classes populares demarcou uma revolução conceitual para a Educação de Adultos. O mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacional, que participou como idealizador e organizador dessa proposta de alfabetização foi:
Alternativas:
a)
Moacir Gadotti.
b)
Paulo Freire.
c)
Francisco Weffort.
d)
Thiago de Mello.
e)
Dermeval Saviani.
Soluções para a tarefa
1) A
2) D
3)C
4)A
5) B
1) A - A EJA, entendida como modalidade educacional que atende principalmente a elite, classe mais abastada, tem como finalidade o compromisso com a formação geral, acesso à cultura mais erudita, aprimoramento da consciência, atitudes submissas e compromisso alienante, visando a manutenção das relações de poder autoritárias.
A Educação de jovens e adultos deve se voltar também à formação em que os educandos devem aprender e refletir de forma crítica.
2) D - Alfabetização pode ser entendida como apropriação da língua, da leitura e da escrita enquanto que, Letramento pode ser entendido como a utilização da leitura e escrita para a prática social.
A alfabetização diz respeito à apropriação da própria língua, escrita e leitura. E o letramento considera o uso da leitura e da escrita para a prática social.
3) C - As afirmativas I e IV, V são Incorretas.
A EJA surgiu em uma época de grande desvalorização existente no mercado de trabalho, e que havia interesses camuflados da elite.
4) A - De 1946 a 1958.
As campanhas nacionais de iniciativa oficial que buscavam erradicar o analfabetismo surgiram, sem muito sucesso, no período de 1946 a 1958.
5) B - Paulo Freire.
Paulo Freire é o mais célebre educador do Brasil que atuou e tem reconhecimento internacional.
Bons estudos!