Biologia, perguntado por aliceso2018p517fj, 1 ano atrás

1- As relações entre os seres vivos podem ser classificadas como harmônicas ou desarmônicas. São harmônicas quando não há nenhum tipo de prejuízo entre os organismos envolvidos. São desarmônicas quando pelo menos uma das espécies envolvidas é prejudicada.Observe as relações abaixo descritas:
I- Relação harmônica em que ambas as espécies são beneficiadas.

II- Relação harmônica em que apenas uma espécie é beneficiada.

III- Relação desarmônica em que uma única espécie é prejudicada.

IV- Relação desarmônica em que ambas as espécies são prejudic
As relações ecológicas de comensalismo, inquilinismo, mutualismo, predatismo, parasitismo e competição enquadram-se em quais das representações acima (I, II, III, IV)? Justifique.

Chocolate pra quem me responder! Huehue
(\__/)
(0_0)
(><)@

Soluções para a tarefa

Respondido por MarsDorc
26
Olá,

O Mutualismo relaciona-se com o Tópico I (harmônica, em que ambas espécies são compensadas), pois nessa relação, ambas espécies acabam trocando e recebendo benefícios. Um exemplo é o caranguejo-eremita e as anêmonas-do-mar. Como esse caranguejo não possui uma casca que protege seu abdômen sensível, ele utiliza as conchas abandonadas pelos caramujos como proteção. É bem comum encontrar anêmonas-do-mar nessas conchas, então há uma relação harmônica entre as duas espécies, onde o caranguejo defende-se de seus predadores com os tentáculos de células urticantes das anêmonas e, em compensação (mutualidade) as anêmonas se aproveitam da mobilidade oferecida pelos caranguejos, além de se alimentarem de seus restos de alimentos.

O Inquilinismo e o Comensalismo relacionam-se com Tópico II (harmônica, em que apenas uma espécie é beneficiada), pois nesse caso há uma relação entre dois indivíduos de diferentes espécies, todavia, um acaba sendo beneficiado enquanto o outro não possui nenhuma perda e nem ganho. Como exemplo de Inquilinismo temos o peixe-agulha e o pepino-do-mar, onde o peixe se abriga dentro do outro indivíduo e sai apenas para se alimentar. Não há um prejuízo e nem ganho ao pepino-do-mar, porém o peixe possui o benefício de abrigo. O Comensalismo se distingue, pois fundamenta-se apenas sobre a alimentação de restos de comidas. Um exemplo de Comensalismo é o peixe-rêmora e os tubarões, na qual o peixe se fixa aos tubarões e come os restos de seus alimentos. Não há nenhuma perda ou ganho ao tubarão, porém ao peixe há a alimentação de seus restos.

O Predatismo e Parasitismo relacionam-se com o Tópico III (desarmônica, em que uma única espécie é prejudicada), pois nele há a alimentação (benefício) através de outra. O que difere é que no Predatismo a alimentação costuma ocorrer através da captura e morte do outro indivíduo (tigres, leões, lobos e homens são alguns exemplos). Enquanto no Parasitismo não há morte, uma vez que sem seu hospedeiro (o que lhe serve de alimento) o parasita também morre. Um exemplo de parasitismo é a presença de carrapatos em gados.

Por fim, a Competição se relaciona com o Tópico IV (desarmônica, em que ambas espécies são prejudicadas), pois nesse caso há uma relação de combate entre os dois indivíduos em busca de concorrer por um ou mais recurso do meio que se encontram, seja este a luz, alimento, água, espaço, parceiros reprodutivos, entre outros. Neste combate ambas espécies acabam feridas e prejudicadas. Um exemplo são entre galinhas, principalmente por questões de competição por território. Quando um novo macho é introduzido, há uma briga competitiva pelo domínio do galinheiro, podendo ser até mesmo fatal para um dos machos.

Bons estudos.
Perguntas interessantes