História, perguntado por isabelli3107, 8 meses atrás

1 – As reformas propostas por Jango buscavam diminuir as desigualdades na sociedade brasileira, mas foram vistas pelos setores conservadores como o primeiro passo para a adoção do comunismo no Brasil Ciente de que suas reformas não poderiam ser aprovadas no Congresso Nacional, Jango resolveu instituí-las por meio de decretos, anunciados em grandes comícios. Explique a resposta dos setores conservadores. me ajudem pfv!

Soluções para a tarefa

Respondido por junior7656
5

Resposta:

Reformas de Base de Jango

As Reformas de Base foram uma proposta de João Goulart para diminuir a desigualdade social no Brasil e fortalecer uma economia nacionalista.

O Governo de João Goulart (1961-1964) à frente da Presidência da República ocorreu em um contexto de intensificação dos conflitos sociais no Brasil. Reformas estruturais da sociedade eram uma reivindicação de diversos setores populares. Buscando canalizar essas reivindicações, o partido do ex-presidente, o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), já havia ainda em 1958 tentado sistematizar tais reformas. Mas foi durante o governo de Jango que surgiram as chamadas Reformas de Base.

Sob essa denominação estavam as reformas agrária, bancária, fiscal, urbana, administrativa e universitária. Com as Reformas de Base, Jango pretendia alterar as estruturas da sociedade brasileira baseada na concentração de terras, propriedades e rendas, basicamente, além de propor algumas alterações na participação política da população.

A principal das Reformas de Base era a reforma agrária, que pretendia atacar a secular existência dos grandes latifúndios no país. Desde anos anteriores haviam sido formadas as Ligas Camponesas para poder realizar essa reforma agrária. O objetivo do governo era alterar a Constituição de 1946, que definia que as desapropriações de terras deveriam ser feitas mediante indenização, o que dificultava a realização da reforma. O objetivo de João Goulart e seus apoiadores era criar uma indenização a longo prazo, com pagamento feito com títulos da dívida pública.

No espaço urbano, a reforma consistiria na criação de condições para que os inquilinos pudessem comprar as residências por eles alugadas, mediante a ação do Estado, e também como pagamento feito com títulos da dívida pública. Era uma tentativa de resposta aos anseios das classes trabalhadoras urbanas, que viram o aumento de suas rendas nos anos anteriores.

espero ter te ajudado!


isabelli3107: obrigado^^
junior7656: de nada!
Perguntas interessantes