1)
As línguas existentes se transformam sob vários aspectos. Todas as línguas vivas são, por natureza, sistemas de comunicação eficientes e viáveis que servem a diferentes e variadas necessidades sociais das comunidades que as usam. Como essas necessidades mudam, as línguas tenderão a mudar para satisfazer às novas condições.
Considerando a afirmação acima, seria correto afirmar, em relação ao linguista:
Alternativas:
a)
Ele não se interessa por todas as línguas, uma vez que algumas se mostram como irrelevantes.
b)
Ele considera todas as línguas passíveis de estudo, por apresentarem um sistema de comunicação complexo e altamente desenvolvido.
c)
Ele considera pobres e primitivas as línguas indígenas e as línguas dos povos tribais, como os da África, por exemplo.
d)
Ele defende que há línguas intrinsicamente mais ricas do que outras.
e)
Ele desconsidera o fato de as línguas se modificarem ao longo do tempo para satisfazer às necessidades dos falantes.
2)
É obrigatório, no Brasil, o uso das novas regras ortográficas desde 1º de janeiro de 2009. Apesar de a maioria das palavras não sofrer mudanças, devem ser levadas em consideração algumas alterações na acentuação e na ortografia de algumas delas. Em geral, as novas regras ortográficas contribuirão para melhorar a comunicação.
A respeito disso, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Com o acordo, será unificada imediatamente a escrita de todos os brasileiros.
b)
Com o acordo, será unificada imediatamente a escrita de todos os portugueses.
c)
Com o acordo, serão unificados os textos escritos entre os países participantes do acordo.
d)
Com o acordo, as pessoas produzirão textos mais bem escritos devido às novas regras.
e)
Com o acordo, ninguém mais terá dúvidas de ortografia no âmbito da Língua Portuguesa.
3)
O texto a seguir foi extraído de uma entrevista realizada durante um projeto de Sociolinguística e envolve a entrevistadora (E), uma senhora (S) de origem rural, de 71 anos, e a participação da filha da senhora (FS):
(E) A senhora esteve presente nas duas últimas reuniões da novena?
(S) Se eu tive?
(E) É.
(S) Não.
(E) A senhora não foi?
(PS) E a senhora não foi naquela última novena, não?
(S) Tive na novena, mas não tive presente.
Considerando o texto acima, é possível afirmar que:
Alternativas:
a)
a norma culta da língua portuguesa, ensinada pela escola, é compreendida em qualquer contexto.
b)
a existência de variedades linguísticas não implica conflitos na comunicação entre falantes de contextos urbanos e rurais.
c)
o professor de língua portuguesa não precisa ensinar sobre variedades linguísticas rurais, pois os alunos já dominam tais variedades.
d)
o trabalho com variedades linguísticas nas aulas de língua portuguesa é importante, pois ensina o aluno a adequar sua variedade ao contexto de interação.
e)
os sujeitos de contextos rurais não se interessam em aprender a norma culta ensinada na escola por motivos ideológicos.
4)
Sabemos que estudar gramática não se restringe às atividades metalinguísticas, e inúmeras críticas tecidas ao longo dos últimos anos demonstraram isso com primor. Contudo, é preciso não desprezar que a gramática constitui um conteúdo extremamente relevante nas aulas de língua portuguesa e, por essa razão, não pode ser abandonada.
Sobre o papel da gramática no ensino da língua portuguesa, analise cada afirmação a seguir e identifique se corresponde a Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Críticas ao ensino da gramática se intensificaram no século XX e defendiam o abandono do ensino da norma padrão na escola.
( ) A tarefa do professor de língua portuguesa é ensinar os alunos a utilizarem os recursos da língua nos mais diversos contextos linguísticos.
( ) A gramática tenta fixar a língua em determinadas regras e padrões, mas a língua é viva, e as transformações ocorrem inevitavelmente.
( ) Críticas ao ensino centralizado na gramática defendem o uso de textos para o ensino de regras gramaticais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V - F - V - F
b)
F - F - V - V
c)
V - F - F - F
d)
F - V - V - V
e)
F - V - F - V
RESPOSTAS
1B, 2C, 3D, 4D
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
1 B Ele considera todas as línguas passíveis de estudo, por apresentarem um sistema de comunicação complexo e altamente desenvolvido.
2-C Com o acordo, serão unificados os textos escritos entre os países participantes do acordo
3- D o trabalho com variedades linguísticas nas aulas de língua portuguesa é importante, pois ensina o aluno a adequar sua variedade ao contexto de interação
4- D) F - V - V - V
Explicação:
Respondido por
5
O portugues é uma das principais línguas existentes no mundo, além de ser uma das mais complexas em termos de regras e tudo mais. Dito isto, as respostas a seguir permeiam a língua, regra ortográfica, variedade linguística e gramática.
Sobre a língua portuguesa:
- Sobre a relação entre o linguísta e o seu campo de estudo, a alternativa correta é a (B), logo, ele considera todas as línguas passíveis de estudo, por apresentarem um sistema de comunicação complexo e altamente desenvolvido.
- A respeito das novas regras ortográficas que entraram em vigor em 2009, a alternativa que corresponde corretamente é a (C), uma vez que afirma que com o acordo, serão unificados os textos escritos entre os países participantes do acordo.
- Após a leitura do texto proposto que aborda um conceito de variedade linguística, a alternativa (D) apresenta uma afirmativa correta sobre o assunto, pois diz que o trabalho com variedades linguísticas nas aulas de língua portuguesa é importante, pois ensina o aluno a adequar sua variedade ao contexto de interação.
- Sobre o papel da gramática no ensino da língua portuguesa, as alternativas corretas correspondem a seguinte sequencia de verdadeiro (V) ou falso (F): D) F - V - V - V.
Mais sobre a língua portuguesa em: https://brainly.com.br/tarefa/4626432
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás