1) As interfaces gráficas são amplamente utilizadas hoje em dia em inúmeros tipos de sistemas digitais, por serem mais intuitivas e mais fáceis de serem utilizadas. Em que década surgiram as primeiras interfaces gráficas nos computadores? Alternativas: a) 1940 b) 1950 c) 1960 d) 1970 e) 1980 2) Durante os anos 1950, duas importantes linguagens de programação foram desenvolvidas, com o intuito de facilitar a interação de usuários com equipamentos. Quais são essas duas linguagens de programação desenvolvidas nos anos 1950? Alternativas: a) Python e R b) C++ e MATLAB c) C e SQL d) SNOBOL e BASIC e) COBOL e FORTRAN 3) Com a necessidade tanto da indústria quanto da academia para um consenso em relação ao conceito de usabilidade, em 1998 a ISO (International Organization for Standardization) publicou a norma "Requisitos ergonômicos para o trabalho com dispositivos de interação visual - Parte 11: orientações sobre usabilidade" (ABNT, 2011) Essa norma define "usabilidade" em função de seus três componentes. Quais são eles? Alternativas: a) Satisfação, facilidade e rapidez de uso b) Eficácia, eficiência e satisfação c) Qualidade, experiência do usuário e agilidade d) Eficácia, eficiência e facilidade de uso e) Efetividade, rapidez e facilidade de uso 4) Uma interface de qualidade deve orientar os usuários na maneira correta de utilizá-la, daí surge o conceito de affordance, que pode ser traduzido como “convite formal ao uso” ou “propiciação ao uso” Qual das situações representa um affordance ruim? Alternativas: a) Um botão de texto com um desenho de contorno e sombra. b) Um hiperlink de texto no mesmo formato do texto descritivo. c) Um botão de arrastar com a ilustração do caminho do arraste. d) Um hiperlink sublinhado e de outro cor no texto. e) Um alerta com animação visual.
Soluções para a tarefa
Respondido por
61
Resposta:
1 - C - 1960
2 - E - COBOL e FORTRAN
3 - B - Eficácia, eficiência e satisfação
4 - B - Um hiperlink de texto no mesmo formato do texto descritivo.
Explicação:
Corrigido no AVA
andreconforti:
todas corretas. obrigado
Respondido por
2
Resposta:
em 1960
Explicação:
Wiki: O precursor das interfaces gráficas do utilizador foi inventado por pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Stanford, liderados por Douglas Engelbart. Durante a década de 1960, eles desenvolveram o uso de hiperligações de texto manipuladas com um rato para o NLS. Ivan Sutherland desenvolveu um sistema baseado em ponteiros chamado Sketchpad em 1963, que usava uma caneta de luz para guiar a criação e manipulação de objetos em desenhos de engenharia.
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás