1. As elites da antiguidade grega, olhavam para as outras civilizações (egípcias, russas, chinesas, etc.) com desprezo. Eurípedes, por exemplo, ilustre cidadão grego, afirmou: "O heleno [cidadão grego] tem o direito de comandar o bárbaro. Os bárbaros são todos escravos, salvo um só". Essa afirmação expressa a seguinte ideia: *
2 pontos
As elites gregas menosprezavam as outras civilizações, pelo fato de serem cristãs.
As elites gregas reconheciam a importância das outras civilizações, pois assim como os próprios gregos, essas outras civilizações também eram escravocratas.
As elites gregas desprezavam as outras civilizações, pois os gregos inventaram uma forma específica de organização social: a democracia política.
2. "Sabe-se que enquanto Sábio, Tales de Mileto era filósofo, mas filósofo da Natureza. Em função dessa nova ocupação, até então inédita, viajou muito, pelo Egito e pela Caldeia, esforçando-se para importar para a sua pátria não só saber teórico como também resultados práticos, a partir do estudo dos fenômenos da Natureza. Viajar parece ser a 1ª característica dessa nova atividade" [Miguel Spinelli]. Sobre o comportamento de Tales de Mileto, é correto afirmar: *
1 ponto
O exemplo de Tales de Mileto é importante, pois deixa claro que o filósofo concorda e contribui com a reprodução da cultura difundida pelas elites gregas.
O exemplo de Tales de Mileto é importante, pois deixa claro que o filósofo discorda e se contrapõe à cultura preconceituosa difundida pelas elites gregas.
3. A Filosofia Ética é uma disciplina que desenvolve uma reflexão sobre o comportamento dos indivíduos: sobre seu comportamento individual (isolado) e também sobre seu comportamento social (coletivo). Refletindo sobre o comportamento humano podemos afirmar que: *
2 pontos
Pelo fato de ser um animal pensante, o ser humano sempre faz as melhores ecolhas para si mesmo e também para a sua comunidade.
Saber o que é justo (ou a justiça) é o suficiente para que o indivíduo seja justo.
Saber o que é saudável é um primeiro passo para uma boa escolha e, também, para uma boa ação. Mais do que saber, o indivíduo precisa agir conforme esse saber. É a ação do indivíduo que permite a confirmação de uma ação ética ou anti-ética.
4. Sócrates (470 a 399 a.C), Filósofo da Grécia Antiga: "[...] caminhava pelas ruas de Atenas espalhando dúvidas, instaurando a incerteza, perguntando e perguntando, implantava a força revolucionária do negativo, a irônica força que destruindo germinava sempre o novo" [Hector Benoit]. O método socrático é também conhecido como: *
2 pontos
Método Dialético
Método Analítico
Método Sofista
Método Cartesiano
[Sócrates]: Somos da opinião de que as fêmeas dos cães devem cooperar com os machos na atividade da guarda, da caça e em todo o resto, ou que devem permanecer no canil, incapazes de realizar outra coisa porque dão à luz e alimentam os filhotes, enquanto os machos trabalham e assumem toda a responsabilidade do rebanho? [Glauco]: Somos da opinião de que devem fazer tudo em comum, com a ressalva de que, para as tarefas que deles esperamos, consideramos as fêmeas mais fracas e os machos mais fortes. [Sócrates]: Mas é possível exigir de um animal os mesmos trabalhos exigidos de outro, se ele não tiver sido alimentado e criado da mesma forma? [Glauco]: É impossível, naturalmente. [Sócrates]: Logo, se exigimos das mulheres os mesmos serviços que dos homens, precisamos fornecer-lhes o mesmo tipo de educação. [Glauco]: Com certeza!
Esse diálogo foi retirado do Livro V da obra "República" de Platão. Leia-o com atenção e responda a próxima questão.
5. A partir desse diálogo de Sócrates com Glauco, podemos afirmar que: *
1 ponto
Estão reforçando a ideia de que o homem é, por natureza, superior à mulher e, por isso, devem comandá-las.
Estão defendendo a ideia de que as mulheres deveriam ter a mesma oportunidade de educação pública ofertada aos homens.
6. Segundo Protágoras: "O homem é a medida de todas as coisas". Sobre o comportamento apresentado pelos Sofistas, podemos concluir que: *
2 pontos
Concordavam com a noção de "Logos Universal" elaborada pelos Filósofos.
Defendiam a ideia de um "Logos Particular" e, por isso, foram duramente criticados por Sócrates.
Soluções para a tarefa
1. As elites da antiguidade grega, olhavam para as outras civilizações com desprezo:
As elites gregas desprezavam as outras civilizações, pois os gregos inventaram uma forma específica de organização social: a democracia política.
Para os gregos antigos, os bárbaros eram os povos que não falavam o idioma grego e nem compartilhavam da mesma cultura e modo de organização da sociedade grega. Devemos aos gregos à noção de democracia e de cidadania, com participação popular na polis.
2. Sobre o comportamento de Tales de Mileto, é correto afirmar:
O exemplo de Tales de Mileto é importante, pois deixa claro que o filósofo discorda e se contrapõe à cultura preconceituosa difundida pelas elites gregas.
Tales elaborou uma nova forma de pensar, distante do pensamento mítico, através de investigações baseadas na observação das coisas, tentando buscar um princípio que permanecesse, apesar do fluir das coisas.
3. Refletindo sobre o comportamento humano podemos afirmar que:
Saber o que é saudável é um primeiro passo para uma boa escolha e, também, para uma boa ação. Mais do que saber, o indivíduo precisa agir conforme esse saber. É a ação do indivíduo que permite a confirmação de uma ação ética ou antiética.
A ética vai além da busca da definição de conceitos como certo e errado, bem ou mal, a ética investiga principalmente o comportamento humano, isto é, o valor das suas ações.
4. O método socrático é também conhecido como:
Método Dialético
O método socrático é também conhecido como método dialético, onde cada participante do diálogo, pode levar outro a contradizer-se de alguma forma.
5. A partir desse diálogo de Sócrates com Glauco, podemos afirmar que:
Estão defendendo a ideia de que as mulheres deveriam ter a mesma oportunidade de educação pública ofertada aos homens.
Sócrates defendia que as mulheres deveriam ter acesso a educação como os homens, tendo inclusive treinamento intelectual feito pela filósofa Diotima de Mantinea, durante sua juventude.
6. Sobre o comportamento apresentado pelos Sofistas, podemos concluir que:
Defendiam a ideia de um "Logos Particular" e, por isso, foram duramente criticados por Sócrates.
Os sofistas tinham seu interesse filosófico concentrado nos problemas do homem e da natureza. Isso significa que aquilo que é dado por natureza não pode ser mudado. O logos, ou razão humana é relativo à sua praticidade e utilidade na vida.
Bons estudos!