1. As descobertas arqueológicas são fundamentais para os estudos sobre o passado e história dos povos da Antiguidade. Através do trabalho arqueológico (escavações), os estudiosos conseguem novas fontes históricas sobre o Egito Antigo, afinal, a civilização egípcia é uma das respostas sobre como a humanidade aprendeu na história a se organizar em sociedade, desenvolvendo um complexo sistema religioso, militar e político. Mediante o texto, qual fonte histórica encontrada no Egito foi fundamental para a tradução da escrita egípcia chamada hieroglífica? *
1 ponto
a) Foi a chamada Pedra de Roseta, descoberta na cidade de Roseta em 1799 pelo exército francês, ela é uma estela contendo três escritas: hieróglifo egípcio, egípcio demótico e por último, o que possibilitou a tradução: o grego antigo;
b) Foi a chamada Papiro de Nani, descoberta na cidade de Nani em 1799 pelo exército inglês, ela é um papiro contendo três escritas: hieróglifo egípcio, egípcio demótico e por último, o que possibilitou a tradução: o grego antigo;
c) Foi o chamado Papiro de Hunefer, descoberta na cidade de Hunefer em 1820 pelo exército espanhol, ela é um papiro contendo três escritas: hieróglifo egípcio, egípcio demótico e por último, o que possibilitou a tradução: o grego antigo;
d) Foi a chamada Estela de Hamurabi, descoberta na cidade da Babilônia em 1820 pelo exército iraquiano, ela é uma estela contendo três escritas: hieróglifo egípcio, egípcio demótico e por último, o que possibilitou a tradução: o grego antigo.
Soluções para a tarefa
Foi fundamental para a tradução da escrita egípcia chamada hieroglífica:
a) Foi a chamada Pedra de Roseta, descoberta na cidade de Roseta em 1799 pelo exército francês, ela é uma estela contendo três escritas: hieróglifo egípcio, egípcio demótico e por último, o que possibilitou a tradução: o grego antigo.
A pedra de Roseta era representada pela escrita hieroglífica, por uma escrita que utilizava caracteres demóticos e outra que se baseava no grego antigo.
No Egito antigo, a escrita era chamada de hieroglífica e cada símbolo desenhado representava um objeto, sendo que a escrita hieroglífica possuía mais do que seiscentos caracteres diferentes.
Mas a escrita hieroglífica não era a única que se destacava no Egito Antigo: por lá ainda havia a escrita hierática, que utilizava o formato cursivo e a escrita demótica, que era uma forma mais simples e mais popular da escrita hierática.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/11025904
A fonte histórica encontrada no Egito que foi totalmente fundamental para a tradução da escrita hieroglífica foi a Pedra de Roseta, que era composta por três escritas e possibilitou a tradução do grego antigo, assim, a letra A está correta.
A escrita hieroglífica e suas características.
A escrita do antigo Egito era chamada de hieroglífica (vem do grego “hieróglifo”, que significa sinal sagrado) e era primitivamente pictográfica, isto é, cada símbolo representava um objeto. Essa escrita era constituída de mais de seiscentos caracteres.
Porém, a escrita hieroglífica não era a única que se destacava no Egito Antigo: por lá ainda havia a escrita hierática, que utilizava o formato cursivo e a escrita demótica.
Leia mais sobre a escrita egípcia em:https://brainly.com.br/tarefa/751583