1.“Aquela canção era lindíssima, portanto ninguém a escutava”.
Mencione por qual razão o conectivo “portanto” não está evidenciando uma relação lógica entre as duas orações. Na sequência, reescreva o período de modo que a conjunção em destaque seja substituída por outro conector a fim de que haja coerência entre essas orações.
2.Formado há alguns anos no curso de Direito, o jovem José Carlos decidiu enveredar-se na difícil missão de conseguir uma vaga em um concurso público. Para isso, dias e dias, noites a fio, feriados e muitos fins de semana foram sacrificados. A fim de que o rapaz receba uma notícia satisfatória sobre seu empenho e dedicação, aponte qual das duas sequências o deixaria feliz com a surpresa e classifique a oração, em destaque, a qual você apontou como sendo a noticia que contentaria José Carlos.
I. José Carlos não sabe que passou no concurso.
II. José Carlos não sabe se passou no concurso.
ALGUEM PODE ME AJUDAR??
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- O 'portanto' é uma conjunção conclusiva. Porém, deveríamos usar uma conjunção adversativa, neste caso. - para gerar uma surpresa no leitor.
Ex: Aquela canção era lindíssima, MAS ninguém a escutava. - Aqui temos uma quebra de espectativa, pois apesar da música ser bela, ninguém a escuta.
2- I - José Carlos não sabe que passou no concurso. - essa agradaria o José, porque ele realmente passou no curso, mas ainda não possui este conhecimento. - Oração subordinada substantiva objetiva direta.
II. José Carlos não sabe se passou no concurso. - Na segunda oração, temos uma ideia de incerteza, ou seja, ele não sabe se pode ter passado no concurso. - Oração subordinada substantiva objetiva direta.
Então, espero ter ajudado,
Bons estudos! ʘ‿ʘ
Resposta: é a 1 alternativa, porque ele não sabe que passou
Explicação:se escolhessemos a alternativa 1 estaria errado ,porque ele passou só não sabe❤️