1. Após sua leitura, qual conclusão que você chegou sobre os motivos do surgimento da globalização? Justifique.
2. A globalização afetou diversas áreas tendo sido dividida entre informacional, cultural, geográfica, política e econômica. Caracterize cada uma dessas globalizações.
3. Como uma teia de aranha, a globalização se apresenta como um complexo emaranhado onde os mercados são conectados e o fluxo de mercadorias atinge todo o mundo. Justifique essa afirmação com base em pontos relativos ao comércio mundial contemporâneo.
4. Segundo os seus estudos, como você entende o papel do Brasil no cenário econômico global? Justifique.
Texto 1 – Controvérsias em torno da globalização
O termo globalização, nascido no âmbito do discurso jornalístico de teor econômico, tornou-se palavra da moda, e passou a ser utilizado de modo generalizado no discurso teórico de diversos campos do conhecimento. Pode-se dizer , com alguma ironia, que o que mais se globalizou foi a adoção deste termo para indicar a disseminação em escala planetária de processos gerais concernentes às relações de trabalho, difusão de informações e uniformização cultural.
A idéia de globalização, no fim do século XX, remete de imediato a uma imagem de homogeneização sociocultural, econômica e espacial. Homogeneização esta que tenderia a uma dissolução das identidades locais, tanto econômicas quanto culturais, em uma única lógica, e que culminaria em um espaço global despersonalizado.
Há que se considerar, porém, que tal idéia de homogeneização é falsa. Para ilustrar, tomamos como exemplo a anedota onde o remador das galés de uma nau trirreme romana sobe ao convés e diz ao capitão, “Assim não dá para continuar”; ao que o capitão, em meio a uma grande orgia, retruca “Como não? Estamos todos no mesmo barco!”.
Em síntese pode-se dizer que está em curso uma homogeneização (mesmo que ela se refira apenas à consciência de que “estamos todos no mesmo barco”), mas que no entanto não atinge igualmente todos os segmentos sócio-espaciais, pois não somente ela se processa em pontos seletivamente escolhidos do globo terrestre como, em muitos casos, é obrigada a adaptar-se e/ou a reelaborar processos político-econômicos e culturais ao nível local. Há que se considerar, ainda, que se há uma homogeneização pelo alto, do capital e da elite planetária, há também uma homogeneização da pobreza e da miséria, considerando-se que, à medida que a globalização avança, tende a acirrar-se a exclusão socioespacial. Se muitos autores afirmam que
o mundo contemporâneo vive uma era de globalização, outros, por sua vez, enfatizam como característica principal do nosso tempo a fragmentação. Globalização e fragmentação constituem de fato os dois pólos de uma mesma questão que vem sendo aprofundada, seja através de uma linha de argumentação que tende a privilegiar os aspectos econômicos - e que enfatiza os processos de globalização inerentes ao capitalismo, seja através do realce de processos fragmentadores de ordem cultural, que podem ser tanto um produto (veja-se o multiculturalismo das metrópoles com o aumento do fluxo de migrantes de diversas origens) quanto uma resistência à globalização (veja-se o islamismo mais radical). [...]A controvérsia entre globalização e fragmentação estabelece-se ao se observar que, ao lado destes processos dominantes de expansão e aprofundamento do capitalismo, que na década de 1990 incorporam ao seu domínio os antigos países socialistas, começam a surgir mobilizações em torno de propostas de contra-globalização. Estas formas de resistência, bem como as próprias conseqüências mais diretas da globalização, conduzem a um processo de fragmentação que se manifesta na forma de exclusão, reforço de desigualdades etc e constituem, assim, o pólo oposto
aos processos hegemônicos pretensamente homogeneizadores.
Soluções para a tarefa
1 - A globalização surge com a necessidade dos países de fazerem comércio entre si e aumentar suas rotas de comércio.
2 - Informacional: Se trata do fluxo de informações e de como a informação é dispersa no mundo de hoje.
Cultural: Fala-se da globalização de aspectos como filmes e músicas, onde se popularizam em todo o mundo.
Geográfica: Fala de uma globalização sobre a circulação e dominação de espaços.
Política: Vemos que quando uma corrente de pensamento ganha o mundo ela logo se espalha com facilidade, essa é o resultado da globalização política.
Econômica: Fala de multinacionais e da circulação de capital no mundo.
3 - O mundo globalizado é formado por redes e por fluxos, redes que dominam os espaços e fluxos de circulação de bens, pessoas, capital e informação.
4 - A globalização é um processo desigual e forma muitos espaços que se contradizem no mundo.
1) Os motivos representam as causas necessárias para o surgimento do Processo de Globalização.
São causas do surgimento da Globalização:
- Avanço da Informática - tal avanço foi determinante para o surgimento de aparelhos eletroeletrônicos capazes de armazenar, processar e compartilhar informações entre pessoas físicas e pessoas jurídicas;
- Popularização da Internet - que é vista como um meio de comunicação;
- Avanço das redes de transportes;
- Avanço das redes de telecomunicações;
- Aumento da fabricação de produtos em todo o mundo.
Aprenda mais sobre o tema causas da Globalização em:
https://brainly.com.br/tarefa/8406182
2) Segue a caracterização de cada uma das dimensões do Processo de Globalização:
- Informacional - é representada pela criação e compartilhamento de informações entre pessoas físicas e pessoas jurídicas. Na prática, essa dimensão é dependente da Internet e dos demais aparelhos de Informática (computadores, notebooks, smartphones, outros);
- Cultural - é representada pela entrada e saída de pessoas em cada uma das nações do planeta. Nesse sentido, o aspecto cultural pode ser visto nas formas de se vestir e de falar.
- Geográfica - as nações ocupam e buscam pela dominação de novos espaços (na questão econômica);
- Política - representa a criação de blocos econômicos e de acordos de cooperação (saúde, ciência, tecnologia, dentre outras áreas) entre vários países;
- Econômica - é representada pelas empresas transnacionais e o Comércio Internacional de matérias-primas e bens de consumo (importações e exportações).
Aprenda mais sobre o tema dimensões da Globalização em:
https://brainly.com.br/tarefa/22647264
3) Isso significa que o Comércio Internacional é fundamental para a circulação de matérias-primas e demais bens de consumo em várias partes do mundo.
O Comércio Internacional em nosso dia a dia
Em nosso dia a dia, o Comércio Internacional é baseado nas operações de importação (compras em outros países) e exportação (vendas para outros países). Hoje em dia, é totalmente possível importar produtos de sites e aplicativos de vendas internacionais.
Sendo assim, o Comércio Internacional é dependente das redes de transportes (transportes terrestre, aquático e aéreo).
Aprenda mais sobre o tema Comércio Internacional em:
https://brainly.com.br/tarefa/24724198
4) No Processo de Globalização, o Brasil possui um papel de fornecedor de matérias-primas (de origem animal, vegetal) e bens de consumo para os países mais ricos do mundo. E, na realidade, tal papel evidencia a nova Divisão Internacional do Trabalho.
Entenda que, na verdade, o Brasil é um país emergente que se destaca no agronegócio e possui sérias desigualdades sociais e econômicas.
Dessa forma, o Processo de Globalização é desigual e não traz benefícios sociais (como o desenvolvimento social) e econômicos para todos os países.
Aprenda mais sobre o tema Brasil na Globalização em:
https://brainly.com.br/tarefa/1917316
Vá e vença!