História, perguntado por camillyvitotia2322, 1 ano atrás

1) Apesar de Vargas perseguir os comunistas estes o apoiaram em 1945. Formule uma hipótese tentando explicar essa atitude.

Soluções para a tarefa

Respondido por emillyfreitas4
0
O governo começou a ser pressionado por todo Brasil, acentuando-se a partir de 1943 quando políticos mineiros lançaram o Manifesto dos Mineiros e criaram a União Democrática Nacional (UDN), partido de oposição a Getúlio. 
Diante das pressões Vargas (1) convocou eleições para dezembro de 1945, (2) concedeu anistia aos presos políticos e (3) permitiu a organização de partidos que quisessem disputar as eleições. 

•O Estado Novo (1937-1945) 
Mas, ao mesmo tempo, Getúlio lança o “Queremismo” (Queremos Getúlio), era o movimento que pedia que Getúlio ficasse. Vargas pagou os manifestantes para que ocorresse esse movimento, eles eram sindicalistas e operários, que viam Getúlio como pai e defensor dos pobres. 
A medida que o movimento se intensificava, os militares e o ministro da guerra, Eurico Gaspar Dutra, planejaram uma forma de impedir a continuidade de Getúlio no poder. Em outubro de 1945, destituíram-no do governo. 
Os dois principais candidatos a presidência eram militares: Dutra (PSD) apoiado por Getúlio Vargas, e Eduardo Gomes (UDN), apoiado pela oposição, Dutra venceu. 
Manifestações queremistas*
Perguntas interessantes