Português, perguntado por itsPaulo1550, 10 meses atrás

1 - Ao usar a expressão gente bem para designar um grupo de pessoas, o eu lirico sugere concordância ou discordância em relação a essa qualificação? Justifique.

2 - No trecho "Ter enxaqueca não era para todos, mas só para essas senhoras que tomavam chá com o dedo mindinho espichado", que palavra contrasta com so? Por quê? Como ela se classifica?

3 - Por que o pronome demonstrativo essas, no mesmo trecho, sugere urna impresslo pessoal do eu lirico? Qual seria essa visão?

4 - Que ideia é retomada pelo pronome demonstrativo na oração "Quando eu via aquilo"? De que modo tal pronome se relaciona com a expressão o tempo dos ventos encanados?

5 - Que pronome está relacionado à ideia expressa na oração "menino, naqueles tempos não dava opinião"? Por quê?

6 - No trecho "por ***que*** é que elas não usam, para cúmulo da elegância, um laçarote azul no dedo...", qual é a função do pronome "que" em destaque?


oliveiraconcursos: Qual é o texto base?
anvijidop4tqy5: o chá, os fantasmas, os ventos encanados " . Esse é o texto base

Soluções para a tarefa

Respondido por Giuliane6
203
Olá!!! Bom vamos lá!

Para respondermos essa pergunta estamos falando da poesia : " o chá, os fantasmas, os ventos encanados " . Sendo assim podemos dizer que :

1) Podemos dizer que o eu lirico sugere uma concordância, uma vez que ele tem uma hipótese de que várias pessoas faziam o que ele citou no texto, de dizer que estavam com enxaqueca para poder fugir de um compromisso.

3) Podemos dizer que o eu lirico já tinha um pé atrás com essas senhoras, ou seja, era algo pessoal e por isso escreve daquela maneira.

5)  O pronome é "naqueles" , que se refere a tempos antigos onde crianças não tinham direito a opinião.

Espero ter ajudado com essas que respondi!

Respondido por Endelj
124

Olá

Como nossa amiga ali em cima respondeu à: 1,3,5. Eu irei responder às que faltam....

2) "todos" é um pronome átono, demonstra o sujeito." Só" da uma ideia de algo restrito," todos" da uma ideia de ampliação.

4) " aquilo" retoma a ideia de tomar o chá com o dedo mindinho espinchado. Ele se relaciona com algo que ocorreu há muito tempo.

6) O pronome QUE questiona o fato daquelas senhoras não usarem os laçarotes nos dedos.

Bem, espero ter ajudado

Perguntas interessantes