1)
Ao avaliar a regra de três simples, é possível considerar que sua aplicação é comum e muito habitual quando se pretende identificar valores específicos, como descontos, juros, entre outros. Com base no passo a passo que pode ser utilizado na regra de três simples, avalie as alternativas e identifique a única correta.
a)
Um dos passos está na multiplicação do numerador de uma fração pelo numerador da outra fração.
b)
É necessário fazer uso de um elemento que seja de uma grandeza diferente daqueles já informados a fim de se obter o valor procurado.
c)
Para a multiplicação entre numeradores e denominadores, não é possível usar setas em “x”.
d)
É indicado criar uma tabela que tenha colunas nas quais estejam inseridas as grandezas que são distintas.
e)
Nas linhas da tabela estão as outras grandezas que têm a mesma espécie.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b
Explicação passo-a-passo:
Você pode considerar que um dos passos está na multiplicação do numerador de uma fração pelo denominador da outra fração. É preciso utilizar um elemento “x”, ou seja, um elemento que seja diferente dos demais informados por valores para que se possa encontrar o valor a ser descoberto. Ao realizar a multiplicação entre numeradores e denominadores das frações, você pode traçar setas em formato de “x”. É possível montar uma tabela com colunas nas quais podem ser inseridas grandezas que têm a mesma espécie. Nas linhas da tabela estão as demais grandezas, que são de tipos diferentes.Você pode considerar que um dos passos está na multiplicação do numerador de uma fração pelo denominador da outra fração. É preciso utilizar um elemento “x”, ou seja, um elemento que seja diferente dos demais informados por valores para que se possa encontrar o valor a ser descoberto. Ao realizar a multiplicação entre numeradores e denominadores das frações, você pode traçar setas em formato de “x”. É possível montar uma tabela com colunas nas quais podem ser inseridas grandezas que têm a mesma espécie. Nas linhas da tabela estão as demais grandezas, que são de tipos diferentes.
Alternativa B: É necessário fazer uso de um elemento que seja de uma grandeza diferente daqueles já informados a fim de se obter o valor procurado.
Esta questão está relacionada com a proporcionalidade entre variáveis. A proporção é um valor referente a razão de dois números. Por isso, a proporção está atrelada a fração, onde temos um numerador e um denominador. Desse modo, temos uma relação de equivalência entre dois valores.
As grandezas diretamente proporcionais possuem a característica de aumentar ou diminuir sob mesma proporção, o que nos permite utilizar a regra de três simples.
Para isso, devemos ter outra grandeza constante que relaciona ambas as variáveis. Esta grandeza é constante, sendo equivalente a proporção entre as variáveis.