História, perguntado por juniorhulk, 1 ano atrás

1) Analise a citação com atenção:

Para _________ e ___________, a história era um repositório de exemplos que deveriam ser preservados, e o trabalho do historiador era expor os fatos recentes atestados por testemunhos diretos. Não havia portanto nenhuma interdição ao estudo dos fatos recentes, e as testemunhas oculares eram fontes privilegiadas para a pesquisa (FERREIRA, p. 1, 2000).

A visão de história apresentada na citação é da Antiguidade, e ajuda a corroborar com a ideia de que a história do tempo presente era algo comum na análise dos historiadores do mundo antigo. Assinale a alternativa que apresenta os nomes corretos dos historiadores que faltam na citação.

Alternativas:

a)
Tucídides e Heródoto

b)
Heródoto e Erasmo;

c)
Tucídides e Sêneca;

d)
Erasmo e Sêneca.

2)
No século XIX, a própria institucionalização da História enquanto disciplina universitária colaborou para o fato do afastamento do historiador sobre a história do tempo presente. O passado tornou-se o objeto da história, através principalmente dos positivistas. Qual era a justificativa para este afastamento?

Alternativas:

a)
A justificativa era a de que a análise do tempo presente deveria ser feita por jornalistas e não por historiadores.

b)
Na verdade, este afastamento nunca aconteceu. Desde a antiguidade, a história do tempo presente é objeto de estudo e análise dos historiadores.

c)
O afastamento não tem uma justificativa plausível, na verdade ocorreu por um desinteresse por este campo de pesquisa.

d)
A justificativa era a de que a história somente poderia ser feita por profissionais e que a analises contemporâneas deveriam ficar em segundo plano.

3)
Alguns sociólogos, como Durkheim fizeram sérias críticas a esta visão da história no século XIX, afirmando que, independente da época escolhida para análise, qualquer historiador acaba se tornando tributário de sua época.

Esta afirmação está melhor explicada na alternativa:

Alternativas:

a)
Durkheim usa este texto para afirmar que os historiadores não devem estudar o tempo presente, uma vez que sempre serão influenciados negativamente pela sua época.

b)
O autor quer dizer que o historiador sempre será influenciado pela sua escolha de um objeto de pesquisa. O próprio ato de escolha já elimina toda e qualquer hipótese de total imparcialidade.

c)
O autor defende o estudo da história do tempo presente, pois nos demonstra que este tipo de história é mais fácil de ser estudada e escrita.

d)
A afirmação de Durkheim está totalmente fora de contexto. Sendo sociólogo, ele não se opinava sobre assuntos de outros campos do conhecimento.

4)
Leia o texto abaixo com atenção:

Alegava-se também que os testemunhos não podiam ser considerados representativos de uma época ou de um grupo, pois a experiência individual expressava uma visão particular que não permitia generalizações [...] Ancorada em princípios que sustentavam a necessidade do distanciamento temporal do pesquisador frente ao seu objeto, através do que os historiadores costumam chamar de visão retrospectiva, ou seja, a possibilidade de trabalhar com processos históricos cujo desfecho já se conhece, a história criava limitações para o trabalho com a proximidade temporal, por temer que a objetividade da pesquisa pudesse ser comprometida.(FERREIRA, 2000, p.6)

A citação acima destacada explica a visão de qual correte historiográfica sobre a viabilidade do estudo da história do tempo presente?

Alternativas:

a)
Escola Metódica francesa.

b)
Positivismo comteano.

c)
Escola dos Annales.

d)
Escola Marxista.

5)
Analise a citação abaixo:

O questionamento da crença num passado fixo e determinável, a perda de confiança na quantificação, o abandono de certos objetos históricos ou o questionamento de noções como mentalidade, de categorias como classes sociais, de classificações sócio-profissionais e de modelos de interpretação (estruturalista, marxista, demográfico) fizeram a história, no dizer de Roger Chartier (1993), perder a sua posição de disciplina confederadora das ciências sociais. Por sua vez, o refluxo dos grandes modelos explicativos levou a uma grande dispersão, fazendo com que as principais tradições historiográficas perdessem sua unidade, explodindo em proposições múltiplas e, por vezes, contraditórias (FERREIRA, p. 9, 2000).

A citação acima faz uma crítica veemente a uma situação que o campo da história está exposto desde a fundação da Escola dos Annales. Assinale a alternativa que demonstra qual situação é essa:

Alternativas:

a)
O excesso de fragmentação.

b)
A crise dos paradigmas.

c)
A falta de confiabilidade das fontes.

d)
A crise das mentalidades.


juliana342: Olá
julianasantosju: Eu ia pedir. Seu zap ja q vc faz o mesmo curso

Soluções para a tarefa

Respondido por dedesus
14
As respostas são: 1a, 2d, 3b, 4c e 5a

edsondasilva: muito obrigado deu certo
juliana342: passa o zap
Perguntas interessantes