1)
Analise a citação a seguir:
"O Ndongo teve início no século XVI e sua fundação ocorreu através da atuação de um chefe kimbundo, um grupo étnico não somente do antigo Ndongo mas também da atual Angola. Os Ndongos acabaram submetendo alguns soba (autoridades locais) de regiões próximas aos afluentes do Lucala, Cuanza e Dande ao seu domínio. Esse povo se desenvolveu graças ao comércio de ferro e à agricultura, o que lhes permitiu se livrar do domínio do rei do Congo, a quem deviam obrigações, como o pagamento de impostos".
(ALFAGALI, Crislayne. África: colonização europeia entre os séculos XVI e XIX. Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2017, pág. 11).
Sobre os fatores que contribuíram para a cristianização de algumas regiões núbias, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) O Reino de Ndongo somente se viu livre do domínio do reino do Congo em 1556, situação que possibilitou a realização de acordos bilaterais com a Coroa inglesa, nação que dominava as navegações europeias do período.
( ) Os portugueses foram, com o tempo, adentrando os interiores Ndongo em busca de escravizados, fato que gerou uma violentíssima guerra entre os portugueses, já estabelecidos em Luanda, e o Reino Ndongo.
( ) o Reino Ndongo, por sua vez, se aliou ao Reino de Matamba e impôs grandes derrotas aos portugueses, forçando-os a iniciar um diálogo de paz.
Após analisar as afirmações, assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:
Selecione uma alternativa:
a)
V – F – F.
b)
F – F – V.
c)
F – V – F.
d)
V – F – V.
e)
V – V – F.
Soluções para a tarefa
(V) O Reino de Ndongo somente se viu livre do domínio do reino do Congo em 1556, situação que possibilitou a realização de acordos bilaterais com a Coroa inglesa, nação que dominava as navegações europeias do período.
Correto. Os chefes de Ndongo acabaram estabelecendo acordos com os portugueses de modo que puderam ver-se livres do domínio exercido por Congo sobre seu território.
(V) Os portugueses foram, com o tempo, adentrando os interiores Ndongo em busca de escravizados, fato que gerou uma violentíssima guerra entre os portugueses, já estabelecidos em Luanda, e o Reino Ndongo.
Correto. ao longo do processo de aquisição de escravizados, os portugueses acabaram entrando em conflito com lusitanos já estabelecidos, que realizavam comércio no interior do reino.
(V) o Reino Ndongo, por sua vez, se aliou ao Reino de Matamba e impôs grandes derrotas aos portugueses, forçando-os a iniciar um diálogo de paz.
Correto. A responsável pela liderança foi Ana de Sousa (nome português), rainha de Matamba e Ndongo, que resistiu bravamente à invasão portuguesa.
abraços