1)
Analisando as afirmativas a seguir sobre a Filosofia medieval e a igreja na Idade Média, de maneira geral, indique "V" para as afirmativas verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso, de acordo com o material da disciplina:
( ) A vida do homem medieval era baseada em dogmas cristãos, como o medo do pecado e da morte.
( ) O papel da Igreja passou a ganhar representação política e econômica em meio à Europa feudal.
( ) O enfoque da filosofia mudou de tendência, passando de uma Filosofia pagã antiga para uma Filosofia medieval, teocêntrica.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
Alternativas:
a)
V - V - V.
b)
V - V - F.
c)
V - F - F.
d)
F - F - V.
e)
F - F - F.
2)
Analise as afirmativas a seguir em acordo com o pensamento de Sócrates:
I - Sócrates acreditava que, antes de conhecer a natureza, seus princípios, e de querer convencer ou persuadir os cidadãos, os seres humanos precisavam conhecer a si próprios, o que o levou a ser lembrado pela célebre expressão "Conhece-te a ti mesmo".
II - Sócrates acreditava na luta entre as classes. Para ele qualquer cidadão iria adquirir consciência no conflito e nas contradições materiais da vida humana. Esse pensador interpretou a dialética materialista da história e via na revolução seu maior argumento.
III - Sem apontar respostas – o que lhe atribuiu a frase "Só sei que nada sei"– e buscando conhecer também a essência do ser humano, Sócrates utilizava-se de uma conversa dialética, de natureza ética e educativa.
Assinale a alternativa que contem todas as afirmativas corretas:
Alternativas:
a)
I e II, apenas.
b)
I e III, apenas.
c)
II e III, apenas.
d)
III, apenas.
e)
I, II e III.
3)
Pensando nas origens da Filosofia, analise as afirmativas a seguir em "V" para as verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso:
( ) A Filosofia surgiu no cenário da Grécia antiga como uma forma de busca pelo conhecimento racional para explicar a natureza e a existência humana.
( ) A Filosofia, tomava como ponto de partida a razão, distinguindo-a das influências mitológicas que marcaram tão fortemente o pensamento grego até então.
( ) A Filosofia não se consolida enquanto forma de conhecimento do mundo e da busca da verdade, porque está para o plano do senso comum nas idéias.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
Alternativas:
a)
V - V - V.
b)
V - V - F.
c)
V - F - F.
d)
F - F - V.
e)
F - F - F.
4)
Marque "V" para os elementos verdadeiros e "F" para os elementos falsos, sobre a passagem da filosofia medieval para a filosofia moderna:
( ) No decorrer do século XIV, as ideias da Idade Média começaram a declinar.
( ) Em comparação com o que se verificou no Período Medieval (marcado pelas ideias relacionadas a Deus e à doutrina cristã), os pensadores do Renascimento se interessavam mais pelo homem.
( ) Do Renascimento ao Iluminismo houve um sobressalto do método científico, culminando no empirismo e no racionalismo, duas formas de se pensar o conhecimento humano.
Marque a alternativa com a sequência CORRETA:
Alternativas:
a)
V - V - V.
b)
V - V - F.
c)
V - F - F.
d)
F - F - V.
e)
F - F - F.
5)
Sobre o pensamento de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), analise as afirmativas:
I - Rousseau foi um crítico do racionalismo exacerbado, característica do movimento iluminista. Para ele, o homem nasce dotado de sentimentos que antecedem à razão.
II - Rousseau embora crítico, trouxe consigo a veia do Século das Luzes, mas associada a seu romantismo. Para o autor, sem os instintos e as emoções a razão torna-se puramente acadêmica. E, da mesma forma, os sentimentos sem a disciplina da razão podem levar ao caos.
III - Rousseau escreveu o "romance pedagógico" intitulado Emílio, ou da educação, contando toda a trajetória formativa de Emílio, um órfão pertencente à nobreza, do qual foi preceptor.
Assinale a alternativa com as afirmativas corretas:
Alternativas:
a)
I e II, apenas.
b)
I e III, apenas.
c)
II e III, apenas.
d)
III, apenas.
e)
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Av - Subst. 1 - Filosofia da Educação
1_ A
2_B
3_B
4_A
5_E
CORRIGIDA AVA
Explicação:
CORRIGIDA AVA
1-A = V - V - V.
A vida do homem medieval tinha como base dogmas cristãos, como por exemplo, o medo do pecado e o medo da morte.
2-B = I e III, apenas.
Para Sócrates, antes do conhecimento da natureza e de seus princípios, é preciso que os seres humanos conheçam a si próprios.
3-B = V - V - F.
A origem da filosofia foi no cenário da Grécia Antiga como uma maneira de procura pelo conhecimento racional.
4-A = V - V - V.
Realizando uma comparação com o período medieval, os renascentistas tinham maior interesse pelo homem.
5-E = I, II e III.
Rousseau foi um importante crítico do racionalismo exacerbado, que caracterizou o movimento conhecido como iluminista.
Bons estudos!