Ed. Física, perguntado por kushinauzumaki70, 6 meses atrás

1- Além do trabalho forçado os escravos foram submetidos a uma nova lingua e religião, porém existe marcas culturais que não podem ser apagadas. Que prática cultural era essa?
2- Defina a copeira?
3. Quais são as principais caracteristicas da capoeira?
4- Naquela época qual era a importància da capocira para os escravos fugitivos?

mim ajuda pfvvvvvv​

Soluções para a tarefa

Respondido por Manuz1ita
2

Resposta:

O que é capoeira?

A capoeira é uma expressão cultural e luta afro-brasileira criada pelos negros africanos que foram escravizados em território brasileiro.

Essa prática foi desenvolvida pelos povos escravizados como uma forma de defesa às brutais violências praticadas pelos seus senhores.

Acredita-se que o nome capoeira tem origem da língua tupi-guarani e faz referência a uma área de vegetação rala ou cortada.

Além de ser uma luta, a capoeira é arte, música e cultura popular. Em 2014, a UNESCO reconheceu a roda de capoeira como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.

História e origem da capoeira

Durante o período da escravidão

A partir do século XVI, os colonizadores portugueses trouxeram milhões de africanos em navios negreiros para serem escravizados no Brasil.

Esses negros trabalhavam como escravos nos engenhos de cana-de-açúcar e na plantação de culturas como o tabaco, algodão e café.

Eles estavam submetidos a condições desumanas e degradantes de trabalho forçado e eram alvo de violências cruéis como mutilações e chibatadas.

Para enfrentar seus senhores e, quem sabe, conseguir fugir em busca da libertação, essa população começou a treinar golpes e a desenvolver a agilidade corporal e assim começaram a criar o que seria a capoeira.

Após o fim da escravidão

Com o fim da escravidão, os negros deixaram de ser escravos, mas foram mantidos à margem da sociedade, sem acesso à educação, trabalho e moradia.

A falta de oportunidade levou essa população, em muitos casos, à marginalidade, o que reforçava o racismo e as ideias de segregação na sociedade.

A capoeira continuou presente na vida da população negra e também era vista como um ato marginal. Logo após a independência do Brasil, proibiu-se a sua prática.

O Decreto nº 847 de 1890 considerava crime:

Art. 402. Fazer nas ruas e praças públicas exercício de agilidade e destreza corporal conhecida pela denominação de Capoeiragem: andar em carreiras, com armas ou instrumentos capazes de produzir lesão corporal, provocando tumulto o desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal.

A pena para esse crime era de 2 a 6 meses de prisão.

A visão da capoeira só começou a mudar décadas mais tarde, quando Manoel dos Reis Machado, conhecido por Mestre Bimba, abriu as portas da primeira academia de capoeira do Brasil.

A capoeira iniciou como uma luta para expressar resistência dentro das senzalas. Os escravos criaram a capoeira como uma forma de se proteger da violência e punição dos colonizadores brasileiros. Eles eram frequentemente alvos de agressões e atrocidades dos senhores de engenho.

Espero ter ajudado, bons estudos ;)


kushinauzumaki70: obggggg:)
kushinauzumaki70: éhhh moça, onde tá as respostas?
Manuz1ita: de nada
Manuz1ita: algumas das respostas estão no texto
Manuz1ita: qualquer dúvida é só falar
kushinauzumaki70: ok
Perguntas interessantes