Biologia, perguntado por viniciusgottardo, 10 meses atrás

1 - AIDS
2 - Gonorreia
3 - Sífilis
4 - Hepatite B e C
5 - Condiloma genital
6 - Herpes genital.
O que deve constar de cada doença?
a - O que é a doença?
b - Quais são os modos de transmissão?
c - Quais são os sintomas?
d - Quais são as medidas de prevenção?
e - Qual é a forma de tratamento?


giuliabousquet14: continuação

Soluções para a tarefa

Respondido por giuliabousquet14
2

Resposta:

AIDS

Aids é uma doença crônica causada pelo vírus HIV, que danifica o sistema imunológico e interfere na habilidade do organismo lutar contra outras infecções . O HIV é transmitido principalmente por relações sexuais (vaginais, anais ou orais) desprotegidas, isto é, sem o uso do preservativo; e compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas com sangue. os sintomas são :

Febre persistente;

Tosse seca prolongada e garganta arranhada;

Suores noturnos;

Inchaço dos gânglios linfáticos durante mais de 3 meses;

Dor de cabeça e dificuldade de concentração;

Dor nos músculos e nas articulações;

Cansaço, fadiga e perda de energia;

Rápida perda de peso;

Candidíase oral ou genital que não passa;

Diarreia por mais de 1 mês, náusea e vômitos;

Manchas avermelhadas e pequenas bolinhas vermelhas ou feridas na pele .

As medidas de prevenção são : uso de preservativo nas relações sexuais ;

não compartilhar seringas ,  agulhas e alicates contaminados com sangue .

Apesar do avanço dos tratamentos, a Aids , ainda não tem cura. Atualmente, a forma mais segura e usual para impedir o avanço dos sintomas no corpo é por meio de uma combinação de medicamentos. Esses medicamentos são conhecidos como antirretrovirais (ARVs). Eles ajudam a combater o vírus, evitando as transformações corporais temidas em outrora e permitem que os portadores levem suas vidas de forma normal.

GONORREIA  

é uma infecção sexualmente transmissível (IST) comum, que afeta tanto a homens quanto a mulheres. É transmitida através do contato sexual e causada por uma bactéria.

sintomas : Dor ou ardor ao urinar;

Incontinência urinária;

Corrimento branco-amarelado, semelhante ao pus;

Inflamação das glândulas de Bartholin, que ficam nas laterais da vagina e são responsáveis pela lubrificação da mulher;

Uretrite aguda, que é mais comum de acontecer nos homens;

Vontade frequente para urinar .

Usar preservativos na relação sexual é o melhor meio para se prevenir gonorreia. Use camisinha em todo e qualquer tipo de contato sexual, seja ele vaginal, anal ou oral.

De modo geral, evite ter relações sexuais com pessoas diagnosticadas com gonorreia até que estejam completamente tratadas.

O tratamento da gonorreia é simples, sendo feito da mesma maneira para homens e mulheres. Atualmente indica-se o tratamento com dose única de antibiótico.

SÍFLIS

é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum.

modo de transmisão : Relação sexual sem preservativo com uma pessoa que possui alguma ferida na pele, seja na região genital, anal ou oral

Contato direto com sangue de pessoas com sífilis;

Compartilhamento de agulhas , seringas ou alicates .

sintomas :

Lesões maiores na pele, boca e nariz;

Problemas em órgãos internos: coração, nervos, ossos, músculos, fígado e vasos sanguíneos;

Dor de cabeça constante;

Náuseas e vômitos frequentes;

Rigidez do pescoço, com dificuldade para movimentar a cabeça;

Convulsões;

Perda auditiva;

Vertigem, insônia e AVC;

Reflexos exagerados e pupilas dilatadas.

A melhor forma de prevenir a sífilis é sempre usar preservativo durante o ato sexual, já que essa é a maneira mais segura de evitar contato direto entre os órgãos sexuais e evitar o contágio da bactéria causadora da doença.

o tratamento da sífilis é rápido e eficaz . O medicamento utilizado é a penicilina em dose única .


giuliabousquet14: HEPATITE B E C
Hepatite B e C São doenças causadas por vírus que atacam o fígado da pessoa. Os vírus da Hepatite B são transmitidos por meio de relações sexuais, transfusões com sangue contaminado e de mãe para filho através da placenta.
sintomas : olhos e pele amareladas, náuseas, vômito, diarreia, urina escura
giuliabousquet14: tratamento b : em metade dos casos, desaparece naturalmente; no restante, o tratamento é feito à base de medicamentos e, se necessário, cirurgia para transplante de fígado; há vacina para prevenção da doença
tratamento c : costuma ser crônica, sendo tratada por medicamentos e transplante de fígado (é o tipo mais fatal de hepatite); não há vacina atualmente aprovada para prevenção da doença.
giuliabousquet14: CONDILOMA GENITAL
O condiloma genital é uma lesão na região genital, causada pelo Papilomavirus Humano (HPV).
sintomas : O HPV provoca verrugas, com aspecto de couve-flor e de tamanhos variáveis, nos órgãos genitais. Pode ainda estar relacionado ao aparecimento de alguns tipos de câncer, principalmente no colo do útero.
Prevenção
giuliabousquet14: Não existe forma de prevenção 100% segura, já que o HPV pode ser transmitido até mesmo por meio de uma toalha ou outro objeto. Calcula-se que o uso da camisinha consiga barrar entre 70% e 80% das transmissões, e sua efetividade não é maior porque o vírus pode estar alojado em outro local, não necessariamente no pênis, mas também na pele da região pubiana, períneo e ânus.
giuliabousquet14: A novidade é a chegada, ainda em 2006, da primeira vacina capaz de prevenir a infecção pelos dois tipos mais comuns de HPV, o 6 e o 11, responsáveis por 90% das verrugas, e também dos dois tipos mais perigosos, o 16 e o 18, responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero.
giuliabousquet14: Tratamento
O tratamento do HPV pode ser feito por meio de diversos métodos: químicos, quimioterápicos, imunoterápicos e cirúrgicos. A maioria deles destruirá o tecido doente.
giuliabousquet14: HERPES GENITAL
O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pelo vírus Herpes simplex do tipo 1 (HSV-1) e tipo 2 (HSV-2). Essa infecção é responsável por atacar a pele ou as membranas mucosas dos genitais de homens e mulheres.
sintomas : Dores e irritação que surgem de dois a dez dias após o contágio.
giuliabousquet14: Manchas vermelhas e pequenas bolhas esbranquiçadas que costumam surgir dias após a infecção.
Úlcera na região dos genitais, que podem até mesmo sangrar e causar dor ao urinar
giuliabousquet14: A melhor maneira de prevenir o herpes genital é usar preservativo nas relações sexuais. Além disso, para diminuir os riscos de transmissão, deve-se evitar manter relações sexuais quando houver sinais e sintomas da doença.
O tratamento para a herpes genital não cura a doença, no entanto, ajuda a diminuir a gravidade e a duração dos sintomas. Para isso, deve ser iniciado nos primeiros 5 dias desde o surgimento das primeiras lesões na região genital.
espero ter ajudado !!
Perguntas interessantes