Psicologia, perguntado por robertamichelle, 1 ano atrás

1)
Adaptado de VUNESP/UNESP-Psicólogo/2012) Silvia, uma mãe, " libera" Cleverston, seu filho, de arrumar o quarto, pois ele se comportou muito bem, tirou boas notas. Para a teoria Comportamental isto é um exemplo de:


--------------------------------------------------------------------------------

Alternativas:
a)
reforço positivo.

b)
punição.

c)
estímulo aversivo.

d)
reforço negativo.

Soluções para a tarefa

Respondido por reginha1
1
Acredito que seja a letra a- reforço positivo

ytalopsique: Não está correto sua resposta. Reforço positivo ou negativo não está associado a algo agradável ou não e sim na presença ou na ausência (retirada) de alguma coisa. No reforço negativo há uma retirada (no caso da obrigação do filho arrumar seu quarto).
Respondido por ytalopsique
2
Opção d) Reforço negativo.

Vou transcrever o conceito 'reforçador negativo' do glossário do livro 'Clínica analítico-comportamental' da editora artmed:
" Reforçador negativo: estímulo aversivo que. quando retirado / adiado como consequência de uma resposta, torna respostas dessa classe mais prováveis de ocorrerem. Assim, o termo negativo está relacionado com retirada de algo, e não enquanto valor do evento (ruim)."
Em termos mais simples dizemos que o comportamento de Cleverston de 'tirar boas notas' foi uma resposta que a mãe busca reforçar ao retirar do filho o 'estímulo aversivo' que corresponde a 'arrumar o quarto'. Tal retirada significa um 'reforço negativo' ou seja uma estratégia para manter o comportamento do filho conforme desejado pela mãe. 
Ytalo Matheus
Graduando de Psicologia

ytalopsique: Acho interessante tal postura da mãe. No entanto é preciso tomar cuidado para que a resposta 'boas notas' não seja obtida apenas com o reforço negativo; caso este perca a importância o comportamento de estudar pode diminuir. É preciso buscar outros reforçadores para o comportamento de estudar como 'reconhecimento de estudar', 'carinho paterno / materno ao estudar', 'possibilidade de melhor interação social com os colegas por saber a matéria', 'capacidade de passar em provas'.
ytalopsique: Nesse caso os reforçadores apresentados acima são classificados como 'positivos'. Segundo o glossário do mesmo livro indicado acima: ' Reforçador positivo: estímulo apetitivo que, quando produzido/apresentado como consequência de uma reposta, torna respostas dessa classe mais prováveis de ocorrerem. Assim, o termo positivo está relacionado com a adição de algo, e não enquanto valor do evento (bom).
ytalopsique: Percebemos que reforços negativos e positivos podem ser usados de modo complementar em diversas situações ao longo de nossa vida. YM
Perguntas interessantes