1 - Acerca das concepções sobre o trabalho da era moderna, aponte quais das afirmações abaixo são verdadeiras e quais são falsas: A) O ideal prometeico presente no período conhecido como Renascimento Cultural expressa uma forma de se pensar o trabalho à luz das reflexões filosóficas e científicas do momento. B) As relações de trabalho vinculam-se, nesse momento, à acumulação capitalista. Nos termos do sociólogo alemão Max Weber, o que está proeminente é o que denomina como “ética protestante”, que pressupõe que o trabalho aproxima o homem de Deus ao conduzi-lo a uma vida ascética e devota. C) O liberalismo, corrente defendida por Adam Smith se caracteriza pela livre concorrência ou livre iniciativa, que implica que o mercado deveria ser regulado por suas leis naturais. Podemos afirmar que, nesses termos, ser liberal significa se afastar do Estado, exceto no que tange à nossa liberdade individual, que deve ainda ser regulada pelos preceitos divinos. Exemplo da pauta liberal é a proibição do aborto, que deve ser regulada pelo Estado. D) Um proeminente discípulo da corrente liberal é Karl Marx, que elabora reflexões diversas sobre a alienação do trabalho no modelo fabril de produção, em que um proprietário dos meio de produção emprega operários em um regime de exploração de sua força de trabalho.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Letra C.
Dentre as alternativas, somente a letra C contém informações coerentes a corrente neoliberal de Adam Smith, a qual primava pela participação reduzida do Estado.
Neste modelo político econômico, a ação do Estado seria a reduzida a situações pontuais, como temas polêmicos sociais (estupro e aborto), de forma que a economia apresentasse livre concorrência e incentivo a vinda de multinacionais para a maior qualificação dos produtos.
Perguntas interessantes
Psicologia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás