1-Acerca da noção de conhecimento, segundo a concepção racionalista é correto afirmar que...
A-Trata-se de uma corrente filosófica que atribui à experiência exclusiva confiança como instrumento capaz de conhecer a verdade
B-Trata-se de uma corrente filosófica que nega a capacidade de conhecer, uma vez que o conhecimento é sempre relativo
C-Trata-se de uma corrente filosófica em que a razão é desconsiderada, pois o que nos faz sujeitos conhecedores é apenas o modo como tratamos dos problemas
D-Trata-se de uma corrente filosófica que atribui exclusiva confiança à razão humana como instrumento para conhecer a verdade
2-“Sempre que alimentarmos alguma suspeita de que uma ideia esteja sendo empregada sem nenhum significado, precisaremos apenas indagar: de que impressão deriva esta suposta ideia? E se for impossível atribuir-lhe qualquer impressão sensorial, isso servirá para confirmar nossa suspeita”. (Hume, D. Uma investigação sobre o entendimento. São Paulo: Unesp, 2004 (adaptado). Acerca do texto acima é correto afirmar que...
A-Expressa as ideias do racionalismo
B-Expressa as ideias do apriorismo
C-Expressa as ideias do empirismo
D-Expressa as ideias do criticismo
3-Nada vem à mente sem ter passado antes pelos sentidos”, essa frase importante foi dita por um filósofo empirista quem é ele?
A-David Hume
B-Immanuel Kant
C-Descartes
D-John Locke
4-Segundo o tempo, portanto, nenhum conhecimento em nós precede a experiência, e todo o conhecimento começa com ela. Mas, embora todo o nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele se origina justamente da experiência”. Sobre o texto acima é correto afirmar que...
A-Expressa a posição cartesiana racionalista em que a experiência tem primazia no processo de conhecimento, portanto, a razão deve sempre ser questionada, porque constantemente é fonte de erros
B-Expressa a posição de John Locke, e, portanto, do criticismo, porque confia na razão como fonte única do conhecimento
C-Expressa a posição de Kant e do seu apriorismo, pois considera que todo conhecimento começa na experiência, mas não terminal nela, cabendo a razão organizar através das faculdades a priori a matéria-prima vinda da experiência a posteriori
D-Expressa a posição relativista de conhecimento ao afirmar que todo conhecimento é sempre relativo a um determinado contexto e época
5-O apriorismo kantiano é também conhecido como idealismo transcendental, por quê?
A-O objeto é o centro do processo do conhecimento
B-O sujeito e o objeto são o centro do processo do conhecimento
C-O objeto é o centro relativo do conhecimento
D-O sujeito é o centro do processo do conhecimento
Soluções para a tarefa
1. A noção de conhecimento, segundo a concepção racionalista é:
D - Trata-se de uma corrente filosófica que atribui exclusiva confiança à razão humana como instrumento para conhecer a verdade
Para a concepção Racionalista, a razão é a única forma que o ser humano tem de alcançar o verdadeiro conhecimento.
2. Sobre o texto destacado de Hume em: Uma investigação sobre o entendimento, é correto afirmar que:
C - Expressa as ideias do empirismo
Hume e um filósofo empirista. Para ele, as ideias derivam das percepções e impressões, isto é, das sensações e das emoções, guardadas na memória.
3. "Nada vem à mente sem ter passado antes pelos sentidos" é uma frase de:
D - John Locke
Locke é um filósofo empirista. Para ele, as ideias são provenientes da experiência e dos sentidos.
4. Sobre o texto "...Mas, embora todo o nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele se origina justamente da experiência", é correto afirmar:
C - Expressa a posição de Kant e do seu apriorismo, pois considera que todo conhecimento começa na experiência, mas não termina nela, cabendo a razão organizar através das faculdades a priori a matéria-prima vinda da experiência a posteriori
Para Kant, ato de conhecer se distingue em duas formas básicas: conhecimento empírico e conhecimento puro. A experiência é o começo de todo o nosso conhecimento, entretanto, há conhecimentos que se originam da experiência e da faculdade do conhecimento.
5. O apriorismo kantiano é também conhecido como idealismo transcendental:
D - O sujeito é o centro do processo do conhecimento
Para Kant, o centro do processo de conhecimento é o sujeito, não o objeto.
Bons estudos!