1- A seção de um condutor é atravessada pela quantidade de carga ∆Q= 1,2.10^-3C no intervalo de tempo ∆T= 1,5.10^-4s. Qual a intensidade da corrente elétrica que atravessa essa seção normal?
2- Por um fio condutor metálico passam 2,0.10²0 elétrons durante 4s. Calcule a intensidade de corrente elétrica que atravessa esse condutor metálico. (Dada a carga elementar do elétron e = 1,6.10-19 C).
3- Um fio metálico é percorrido por uma corrente elétrica continua e constante. Sabe-se que uma carga elétrica de 32C atravessam uma seção transversal do fio em 4,0 s. Sendo e= a 1,6x 10^ -19 C a carga elétrica elementar, determine:
a) a intensidade da corrente elétrica:
b) um numero de elétrons que atravessa uma seção do condutor no referido intervalo de tempo:
^ = significa que está elevado
4- Uma corrente elétrica de 10A é mantida em um condutor metálico durante dois minutos. Pede-se a carga elétrica que atravessa uma seção do condutor.
5-Um fio metálico é percorrido por uma corrente elétrica contínua e constante. Uma seção transversal do fio é atravessada por uma carga de 16 C em 5 segundos. A intensidade da corrente elétrica nesse fio é igual a:
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Olá. Percebi que a maioria dos problemas é de eletrodinâmica/eletrostática. Pois bem, a maioria deles você conseguirá resolver utilizando duas fórmulas, e um pouco de sua imaginação. A primeira fórmula é uma expressão para a intensidade da corrente elétrica I medida em Ampères, onde 1Ampère= 1Coulomb/1segundo. A segunda fórmula é uma expressão para a Carga elétrica, esta também medida em coulombs, só que em função de n que é o número de elétrons que percorre a seção transversal e em função de "e" que é a Carga elementar do elétron que vale:-1,6*10^-19C e não 1,6*10^-19C(carga elementar do próton). Note que as vezes será necessário utilizar as duas simultaneamente. Segue a foto com as resoluções, tente primeiro resolver sozinho, terminando de resolver, dá uma conferida na foto pra ver se as respostas batem.
Anexos:
jailson39:
como a foto não deu pra pegar as respostas da 4 e da 5, então lá vai: 4) Temos que I=10A e delta t=120s. Utilizando a primeira fórmula, vem: 10A/1=deltaQ/120s multiplicando cruzado deltaQ=1200C ou: deltaQ=1,2*10^3C
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás