1)
A Revolução de 1930, que impediu a posse de Júlio Prestes, que representava a oligarquia paulista, permitiu a ascensão ao poder central dos setores anteriormente alijados, que se organizaram na Aliança Liberal. Os diversos setores oligárquicos, militares, liberais, entre outros disputavam os rumos do Governo Vargas, que buscava equilibrar-se entre as diferentes perspectivas. A Constituição de 1934 foi o momento de institucionalização desses diversos projetos, não agradando nenhum deles.
Em relação a educação, os conflitos entre os católicos e reformadores da Escola Nova também encontraram na Constituição de 1934 um importante momento de consolidação de suas influências, sendo correto afirmar que:
Alternativas:
a)
Os católicos consolidaram seus interesses na Constituição de 1934.
b)
Os reformadores da Educação Nova consolidaram seus interesses na Constituição de 1934.
c)
Nem católicos nem os reformadores da Educação Nova consolidaram seu poder, os anarquistas tiveram hegemonia.
d)
Nem católicos nem os reformadores da Educação Nova consolidaram seu poder, os comunistas tiveram hegemonia.
e)
Houve um relativo equilíbrio entre os interesses católicos e reformadores.
2)
A Primeira República, também conhecida como República Velha foi o momento em que os latifundiários transformaram seu poder econômico em poder político, assumindo a condução do governo brasileiro. A principal característica desse período foi a denominada política dos governadores, ou seja, o reforço dos interesses regionais em detrimento a construção de um projeto nacional. No início desse processo, variados setores sociais defenderam seus interesses na construção da Constituição de 1891, sendo que a educação também foi debatida.
Levando em consideração o que foi exposto é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
Não houve a construção de um sistema nacional de ensino.
b)
Houve a construção de um sistema nacional de ensino.
c)
O sistema nacional de ensino foi marcado pela estatização da educação.
d)
O sistema nacional de ensino foi marcado pela privatização da educação.
e)
O sistema nacional de ensino foi marcado pela educação popular.
3)
Desde os governo Vargas até o governo de João Goulart dois projetos distintos de desenvolvimento estavam em disputa: um projeto de desenvolvimento que enxergava no potencial agrícola brasileiro seu diferencial diante da divisão internacional do trabalho, ou seja, a defesa de um desenvolvimento agrário atrelado aos interesses internacionais; o outro projeto de desenvolvimento que buscava na industrialização brasileira sua autonomia diante da divisão internacional do trabalho e como forma de minimizar as desigualdades sociais no Brasil. Com os governos desenvolvimentistas (Vargas, JK, João Goulart), ainda que se diferenciassem, o desenvolvimento industrial do país foi acelerado e os interesses populares ganharam cada vez mais importância na medida em que se organizavam na defesa de seus interesses. O Golpe Militar de 1964 foi uma reação das elites diante da possibilidade de ampliação da democracia e da defesa dos interesses desses setores. Esses dois projetos citados eram portadores de perspectivas educacionais diferenciadas. No final dos anos 1950 a início dos anos 1960, uma importante experiência educacional foi desenvolvida sob intensa crítica dos setores que viriam a apoiar o Golpe Militar.
Indique qual foi a experiência citada.
Alternativas:
a)
Educação Escolástica.
b)
Educação Jesuítica.
c)
Educação Popular.
d)
Educação Tecnicista.
e)
Educação Patrística.
Soluções para a tarefa
1. Em relação a educação, os conflitos entre os católicos e reformadores da Escola Nova também encontraram na Constituição de 1934 um importante momento de consolidação de suas influências, sendo correto afirmar que:
e) Houve um relativo equilíbrio entre os interesses católicos e reformadores.
Na busca por atender interesses múltiplos e reduzir os embates em andamento, os formuladores da constituição acabaram estimulando uma relação de integração entre as propostas católicas e as propostas novaescolistas.
2. Levando em consideração o que foi exposto é correto afirmar que:
a) Não houve a construção de um sistema nacional de ensino.
Apesar das discussões conduzidas, é verdadeiro dizer que não houve a criação de um sólido sistema nacional de ensino na constituição de 1891.
3. Indique qual foi a experiência citada.
A experiência citada foi a Educação Popular, conforme alternativa C), e tinha como base uma visão democrática e comunitária de educação, para atender os mais pobres, e estimular uma visão crítica da realidade.