1-A relação estreita entre a educação portuguesa e a educação brasileira no início da história do Brasil deveu-se às influências jesuíticas. Dessa forma, a Igreja e o Estado sempre mantiveram estreita relação deixando fortes marcas na educação que representaram forças ora opostas, ora alinhadas na mesma direção. Considerando o percurso histórico, analise como o Ensino Religioso apareceu nas políticas educacionais tendo em vista as Constituições e LDBs.
Assinale a alternativa verdadeira.
a)Marques de Pombal pôs fim à dominação da Igreja na Educação até a Constituição de 1988, quando se estabelece o Ensino Religioso como disciplina de matrícula obrigatória no Ensino Fundamental.
b)Na Constituição de 1937 não era oferecido o Ensino Religioso, pois a constituição polaca de Getúlio Vargas marcava definitivamente o fim da relação Estado e Igreja.
c)A educação cívica e a instrução moral apoiavam a formação de valores, assim, desde a Constituição de 1934 o ensino religioso é oferecido em todos os níveis de ensino com a matrícula facultativa aos alunos.
d)A laicidade aparece em todas as cartas constitucionais, por ser o Estado Laico e este responsável pela educação brasileira, assim o Ensino Religioso não aparece na legislação.
2. O processo histórico trouxe às Constituições o reconhecimento da educação como direito e, a partir de então, observa-se dois papéis que surgem na garantia desse direito, o Estado e a família. Analise as assertivas abaixo e indique em qual delas os papéis da família e do Estado aparecem corretamente:
a)Em 1934 a Constituição traz em seu artigo 149 que a educação é direito de todos e que deve ser ministrada pela família e, ao Estado caberá fixar o Plano Nacional de Educação.
b)Na Constituição de 1937 à família cabe a educação da prole, primeiro como dever e depois como direito natural e o Estado deve proteger a família e cuidar dos jovens, sendo, portanto, estranho a esse dever.
c)A Educação, na Constituição de 1946, é proclamada como direito de todos e será dada no lar ficando livre aos pais a escolha pela educação escolar e os poderes públicos ministrarão o ensino em diferentes ramos.
d)A Constituição de 1967 preconiza que a educação é direito de todos, será dada no lar e na escola, mas ao Estado cabe assegurar a igualdades de oportunidade.
Soluções para a tarefa
Resposta: CERTA
VEJA A ALTERNATIVA AQUI E ( D )
Explicação:
A Constituição de 1967 preconiza que a educação é direito de todos, será dada no lar e na escola, mas ao Estado cabe assegurar a igualdades de oportunidade.
Resposta:
e) A Constituição de 1967 preconiza que a educação é direito de todos, será dada no lar e na escola, mas ao Estado cabe assegurar a igualdades de oportunidade.
RESPOSTA CORRETA
A família e o Estado aparecem em todas as Constituições a partir de 1934 dividindo a responsabilidade pela educação de crianças e jovens e, ao longo de todas as cartas constitucionais houve muita discussão a cerca dessa temática. Contudo, em 1934 além da família também cabia ao Poder Público ministrar e proporcionar a brasileiros e estrangeiros valores morais que fortalecessem o espírito brasileiro. Em 1937 a educação integral é vista primeiro como dever e depois como direito natural dos pais e o Estado aparece como mero colaborados (art 125). Em 1946, a educação é vista como direto de todos mas será dada no lar e na escola, ao poder público caberá ministrar o ensino dos diferentes ramos. Na Constituição de 1967, tal qual proposto em 1946, a educação é direito de todos, será dada no lar e na escola, mas ao Estado cabe assegurar a igualdade de oportunidades, por fim, a Constituição cidadã de 1988 universaliza a educação como direito de todos, mas coloca primeiro o Estado e depois a família com o dever de promove-la junto à sociedade visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.
Explicação: