1)A realidade se apresenta de uma determinada maneira, tendo sido constituída ao longo do tempo por inúmeros "projetos de sociedade" – muitos deles desapareceram, tendo sido substituídos. Porém, ha traços e elementos que permanecem e vão se entrelaçando a novos. Há uma linha de pensamento que se debruçou de maneira singular na reflexão sobre a realidade do mundo em uma experiência coletiva e individual.Que linha de pensamento é esta? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)Pluralidade Educacional.
b)Estruturalismo.
c)Crítico-reprodutivista.
d)Teoria Crítica.
e)Materialismo histórico-dialético.
2)A partir do conhecimento sobre a reabertura política e sobre os dois principais projetos políticos em disputa no Brasil, torna-se possível compreender as transformações na Educação nacional entre 1990 e 2014.
Assinale abaixo a alternativa que apresenta um acontecimento importante para a educação nacional deste período:
Alternativas:
a)As iniciativas jesuíticas e as reformas pombalinas, dos governos imperial e provinciais, passaram a organizar a escola pública.
b)Foi aprovado o novo Plano Nacional de Educação, que estabeleceu, pela primeira vez na história, um valor determinado em relação ao PIB para investimento na educação.
c)Por parte das elites dirigentes e autoridades políticas, a educação recebeu a prioridade que merece e que foi proclamada constantemente nos discursos, traduzida em questões práticas.
d)Desenvolvimento da pedagogia laica, emergência e desenvolvimento da pedagogia nova como tentativa de superação dos limites da pedagogia tradicional.
e)Superação da concepção pedagógica produtivista que arruinou a tendência de articular a educação com as demandas do mercado, o que foi próprio da tentativa de sociedade socialista.
3)O pensamento de Pierre Bourdieu (1930-2002) – pensador da Sociologia que contribuiu para o entendimento da educação – é crítico ao analisar a Educação na Sociedade. A respeito de sua teoria, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta:
I. No contexto de produção de Bourdieu (do mesmo modo como hoje), diversas teorias educacionais lanc¸avam olhar sobre a Educação, entendendo-a como salvac¸ao.
II. Bourdieu propoe um entendimento diverso por entender que a Educação e um instrumento e, como tal, pode servir para diferentes finalidades.
III. Para Bourdieu, o individuo não traz consigo a estrutura que foi assimilada das vivências realizadas no cotidiano, podendo ser considerado como uma "folha em branco".
IV. Considerando que ha um pensamento comum da Educação como caminho para a plena formaçao do individuo, a escola se mostra como um dos lugares onde a força da estrutura sobre o individuo é dotada de grande poder.
Alternativas:
a)Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
b)Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
c)Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV.
d)Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV.
e)Estão corretas todas as afirmativas I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
1 - d)Teoria Crítica.
A teoria crítica corresponde à linha de pensamento que se debruça de forma singular para refletir a respeito da realidade do mundo ao se considerar uma experiência coletiva e individual.
2 - b) Foi aprovado o novo Plano Nacional de Educação, que estabeleceu, pela primeira vez na história, um valor determinado em relação ao PIB para investimento na educação.
A educação nacional entre 1990 a 2014 teve como marco a aprovação do Plano Nacional de Educação que estabeleceu um valor para o investimento na educação considerando o PIB.
3 - b)Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
Para os defensores da produção de Bourdieu, as teorias educacionais consideravam a educação como uma salvação. Bourdieu propôs que a educação fosse um instrumento para auxílio de diversas dificuldades. E que era o caminho para a plena formação do indivíduo.
Bons estudos!