História, perguntado por gauerbruno, 8 meses atrás

1. A que se refere a Questão Balcânica? *
1 ponto
a) O povo austríaco queria libertar territórios gregos na região dos Balcãs, sob domínio da Sérvia e do Império Otomano, para formar um novo país, que pudesse competir economicamente, com boas indústrias.
b) O povo eslavo queria libertar territórios eslavos na região dos Balcãs, sob domínio do Império Austro-Húngaro e do Império Otomano, para formar a Grande Sérvia.
c) O povo búlgaro queria libertar territórios russos na região dos Balcãs, sob domínio do Império Austro-Húngaro e do Império Otomano, para formar uma nova nação, dedicada ao Islamismo.
d) O povo eslavo queria libertar territórios eslavos na região dos Balcãs, sob domínio da Rússia, e depois se aliar ao Império Austro-Húngaro e ao Império Otomano.

Soluções para a tarefa

Respondido por ocheat
76

Resposta:

1) B

2) B

Explicação:


leticiasilveira12131: Certinho
geany456: Matemática: b/c
luanadebritopadilha: obrigada
geany456: de nada
diegofrancisco20: Certoo
diegofrancisco20: vlw
Respondido por nataliafransantos
2

A questão balcânica refere-se ao fato da Europa balcânica ser um barril de pólvora onde se cruzavam interesses da Alemanha, Rússia, Áustria, Sérvia, Turquia e de inúmeros povos eslavos (alternativa b).  

Esta questão está relacionada com a fragmentação do Império Turco Otomano. Este território foi um dos maiores impérios da Idade Moderna. Os turcos dominavam uma porção significativa do leste europeu desde a tomada de Constantinopla em 1493, onde estavam localizados os estados balcânicos.

No século XIX, o império começa a dar sinais de desgaste e os povos dominados começam a se separar da região, tornando o território instável dos pontos de vista político, social e cultural.  

A Sérvia era uma região independente do Império Austro Húngaro e desejava anexar a Bósnia-Herzegovina pretendendo formar um grande estado eslavo (Grande Sérvia), já que ambos os povos possuíam a mesma origem étnica e semelhantes práticas culturais.

Mas o Império Austro-Húngaro anexou a Bósnia-Herzegovina em 1878, frustrando as intenções da Sérvia, gerando rivalidade entre as duas regiões.  

O Império Russo possuía em seu território grande quantidade de povos de origem eslava e por causa disto, se considerava um grande protetor destes povos, sendo em virtude disto, aliado da Sérvia.  

Em 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando (herdeiro do império austro-húngaro)  e sua esposa Sophia são assassinados em uma missão diplomática na Bósnia-Herzegovina, por um grupo nacionalista sérvio. Este fato, desencadearia o início da Primeira Guerra Mundial que só teria fim em 1918.

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:  

https://brainly.com.br/tarefa/14154521

 

Anexos:
Perguntas interessantes