1. A"profissão de fé" é uma declaração pública de um posicionamento (fé religiosa, opinião política, etc.). Qual é a "profissão de fé" a que se refere o título do poema? 2. De que maneira a epígrafr de Victor Hugo se relaciona à temática do poéma? 3. Identifique uma passagem do texto que evidencie a busca pela perfeição formal que aproxima o trabalho do poeta e do ourives. 4. Qual é a relação que se pode fazer entre o ideal da "arte pela arte", tão próprio da poesia parnasiana, e a última estrofe do poema, sobretudi seus versos derradeiros ("Inda, ao cair,vibrando a lança,/ Em prol do Estilo!)? 5. Explique de que forma o final do poema cpntrasta com o egocentrismo romântico.
Soluções para a tarefa
Sobre o poema "Profissão de Fé", de Olavo Bilac, podemos responder as questões da seguinte maneira:
1. A "profissão de fé" à qual se refere o título do poema é a profissão do poeta, que dedica-se à sua obra com tanto furor quanto o ourives.
2. A epígrafe de Victor Hugo também visa comparar o trabalho do poeta ao trabalho do ourives, na busca pela perfeição e beleza de sua obra.
3. Uma passagem que demonstra a aproximação que o autor fez entre o trabalho do poeta e do ourives é o trecho "Torce, aprimora, alteia, lima / A frase; e, enfim, / No verso de ouro engasta a rima, / Como um rubim."
4. Os poetas parnasianos buscavam a perfeição estética em suas obras, tendo como modelo de Belo as obras clássicas. Assim, quando o poeta declara escrever "Em pro do Estilo!", fica clara a sua busca pela "boa poesia".
5. No final do poema, o eu lírico declara morrer tranquilo caso seja necessário tal sacrifício em sua busca pela boa poesia. Isso vai de encontro com o Romantismo pois, enquanto o Parnasianismo trabalha questões universais e voltadas para a estética, para o Belo, o Romantismo traz temas mais regionais, individuais e sociais, o que era considerado egocêntrico pelos parnasianos.
1. A "Profissão de fé" refere - se a profissão do poeta que se dedica aos seus poemas semelhante aos ourives que se dedica as suas jóias.
2. Victor Hugo relaciona a temática do poema quando compara o trabalho do poeta ao trabalho do ourives com objetivo de busca da perfeição de seu trabalho.
3. A passagem do texto que busca a perfeição formal aproximando o trabalho do poeta e do ourives é quando ele fala "Torce, aprimora, alteia, lima / A frase; e, enfim, / No verso de ouro engasta a rima, / Como um rubim."
4. A arte pela arte é acontece quando os poetas esperam pela perfeição, trazendo em seus textos uma estética que deixa o poema belo e com estilo, de maneira que para os olhos do leitor, o poema clássico esteja claro e também ser considerado uma "boa poesia".
5. O autor do poema declara pelo eulirico que está tranquilo se morrer, pois produziu uma boa poesia com temas regionais, individuais e sociais fazendo alusão ao Romantismo. Já o Parnasianismo busca a estética e o belo que é adicionado ao poema, e ambos comportamentos textuais era considerado egocêntrico pelos parnasianos.
As questões podem ser resolvidas após ler o poema "Profissão de Fé" de Olavo Bilac.
Poema "Profissão de Fé"
O poema "Profissão de Fé" faz uma comparação entre o trabalho de um poeta com um trabalho do ourives. Olavo Bilac compara um poema com uma jóia, que precisa ser cuidado e polido com cuidado.
Olavo Bilac, foi considerado um dos principais representantes do Parnasianismo no País. Este tipo de poesia possui caracteristicas estéticas, versos com estruturação fixa com um vocabulário refinado e difícil de compreender.
Além disso o conceito poético de Olavo Bilac traziam temas formais e defensora da tradição da época.
Estude mais sobre poemas aqui:
brainly.com.br/tarefa/20397412
brainly.com.br/tarefa/30876985
brainly.com.br/tarefa/28993132
brainly.com.br/tarefa/23025875
brainly.com.br/tarefa/14238727