História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

1. A proclamação da república pode ser considerada um movimento popular? Explique.

2. Explique por que a primeira frase república é denominada de república da espada?

3. O que foi o encilhamento?

4. Comente sobre o voto de cabresto?

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinafreitas15
3
1) Não,pois a república brasileira foi proclamada por meio de um golpe,mesmo com as divergências politicas vários partidários do republicanismo se aliaram com alguns representantes do exercito, e contaram com o apoio de grande parte da elite cafeicultora. No entanto essa transição para a república foi feita sem grandes conflitos,alterações socioeconômicas ou participação popular.

2) Porque os dois governos iniciais foram constituídos por militares: os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto,então,esse período sob o comando do exercito ficou conhecido como República da Espada.
 
3)O ministro da Fazenda, Rui Barbosa,acreditava que o melhor estimulo á industrialização seria a implantação da oferta de credito. Esse dinheiro seria emprestado pelo banco aos empreendedores(que na visão do ministro movimentaria a economia brasileira),entretanto,a facilidade de crédito favoreceu a criação de varias empresas ''fantasmas'',que só existiam no papel-,cujas ações eram negociadas na Bolsa de Valores e se valorizavam sem fiscalizaçao do governo. Assim,muitas pessoas passaram a aplicar suas economias na Bolsa De Valores adquirindo ações baratas para depois revenderem,isso gerou um clima de especulação diante da abundancia de negócios e empresas,que ficou conhecido como encilhamento.

4)Durante o coronelismo,para garantir os interesses oligárquicos no poder, o voto era aberto e excluía  mulheres e analfabetos. Os eleitores deviam votar no candidato apoiado pelo coronel da região,era o "chamado voto de cabresto".
Perguntas interessantes