História, perguntado por chanelthespitzz, 9 meses atrás

1 - A posição geográfica, o dominio de técnicas e equipamentos, o contato
com textos antigos e relatos de viagem foram importantes fatores para que
Portugal fosse o pioneiro nas Grandes Navegações.
Explique a importância do enriquecimento dos mercadores e da
formação de um Estado centralizado para o sucesso
da expansão
maritima portuguesa. O que o Estado ganhava apoiando as
navegações?

rápido pfvpfv​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabriel1002726
2

Resposta:

O período das Grandes Navegações e a consolidação da economia mercantil dentro da Europa estabeleceu um novo tipo de relação entre as nações européias. O interesse na conquista de novas rotas comerciais e a descoberta de áreas de colonização permitiu uma relação competitiva entre as nações européias. O controle de uma terra distante e a descoberta de um novo ponto comercial significava a possibilidade de fortalecimento do Estado por meio da expansão de suas atividades mercantis.

Apesar de termos essa situação competitiva se desenvolvendo ao longo da Idade Moderna, o papel pioneiro desempenhado pela nação portuguesa colocou este Estado à frente de outros países durante um bom tempo. Para que possamos entender essa diferença de Portugal em relação ao restante da Europa, é necessário que visualizemos uma série de acontecimentos históricos que contribuíram diretamente para que a nação lusitana fosse a primeira potência marítima de seu tempo.

Um dos pontos que primeiramente diferencia o caso português está relacionado ao processo de formação de sua monarquia nacional. Ao contrário dos longos e desgastantes conflitos que marcam a grande maioria dos processos de formação das monarquias nacionais, Portugal formou um estado centralizado em um relativo curto período de tempo. Já no século XIV, a chamada dinastia de Avis havia fixado uma situação política estável naquele país.

Explicação: e ai ajudei

]

Perguntas interessantes