História, perguntado por rafaelacristinape1, 9 meses atrás

1-A partir de suas leituras, pesquisas e anotações, discorra sobre a centraliação dos Estados Nacionais europeus e as razões pelas quais foram possíveis.

2-apesente as principais características da centralização monárquica na Europa

3-Sintetise em poucas como se deu a formação de Portugal.

4- Pesquise e escreva um resumo sobre a centralização monárqica na Espanha.

5- Como se deu a centralização monárqica na Inglaterra?

Soluções para a tarefa

Respondido por Rafaelaaraujolope
6

Resposta:

1-  O termo "Estados Nacionais" costuma ser utilizado para designar o resultado da dinâmica política e econômica que levaria a uma nova formulação de Estado nos reinos europeus, possibilitando o fortalecimento e subsequente centralização do poder real. Durante a Idade Média, a Europa em geral seria caracterizada pela forte presença política dos senhores feudais. Junto com a influência da Igreja, isso acabaria por assegurar a fragmentação do poder durante o período. No século XIV, porém, este sistema afundou em uma forte crise depois da desagregação social causada pela epidemia de peste bubônica, que em muito agravaria a crescente paralisação do mercado agrícola. Neste contexto, ocorreu a ascensão da burguesia. Anteriormente mais predominante nas atividades comerciais das cidades feudais, o grupo se tornaria cada vez mais influente ao adquirir as terras dos arruinados senhores feudais, o que lentamente alteraria o eixo da economia para as atividades comerciais no meio urbano. Isso desenvolveria substancialmente o comércio.

 

2-  Essa organização do poder é chamada monarquia feudal e sua principal característica era a fragmentação do poder. A partir do século XI, em algumas regiões da Europa, as monarquias feudais iriam servir de base para a formação de governos centralizados: é o caso da França, da Inglaterra e de Castela (atual Espanha).

3- A formação de Portugal se deu durante o período da Reconquista, onde os mouros (Árabes) tinham conquistado a maior parte da Península Ibérica, então o Rei Afonso de Leão, ao fazer um pedido de apelo para os Cristãos, recebeu ajuda de um nobre Francês chamado D. Henrique de Borgonha, que foi recompensado através das lutas contra os Árabes recebendo o Condado de Portugal (Ou Portucale como era chamado na época) e casou-se com a Filha do rei Afonso, Teresa de Leão, tendo um Filho D. Afonso Henriques, filho este que conquistou a independência do Reino de Leão, através da Batalha de Ourique, formando assim o Reino de Portugal.

 

4- Essa organização do poder é chamada monarquia feudal e sua principal característica era a fragmentação do poder. A partir do século XI, em algumas regiões da Europa, as monarquias feudais iriam servir de base para a formação de governos centralizados: é o caso da França, da Inglaterra e de Castela (atual Espanha).Os reis começaram então a concentrar grandes poderes, em parte por causa do apoio e do dinheiro recebido dos burgueses. Ao longo de algum tempo, a aproximação entre o rei e a burguesia colocariam fim à fragmentação do poder. Entretanto, isso não significou a exclusão da nobreza feudal do poder. Ela se manteve ligada ao rei e usufruindo da sua política.

5- A Inglaterra teve seu processo de centralização política iniciado a partir da Baixa Idade Média, momento em que a Bretanha estava politicamente dividida em quatro reinos distintos. Sob o comando do rei Henrique II, o processo de unificação territorial foi iniciado com relativa eficácia durante o século XII.

ESPERO TER AJUDADO

Perguntas interessantes