1)
A partir da prática de Sócrates, considere o trecho: "entendia que sua missão era ajudar os homens a viver bem, encontrando a sabedoria e a virtude, ou seja, a sua preocupação não era com os princípios supremos do universo, mas com o valor do conhecimento humano (MONDIN, 1982). Desse modo, adotou como lema a frase que se encontrava do pórtico do templo de Apolo, em Delphos: "Homem, conhece-te a ti mesmo"".
Com base no exposto analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Tendo como base o entendimento de que a consciência da ignorância era o início da filosofia, Sócrates visava auxiliar indivíduos no conhecimento de si.
PORQUE
II. Compreendia que sabedoria e virtude eram valores fixos e superiores, ou seja, que não necessitavam de reflexão filosófica.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
2)
Leia o trecho a seguir:
"Entre os fatores que impulsionaram o surgimento da filosofia estão os seguintes elementos: a compreensão de que a verdade deve ser justificada racionalmente, um discurso público e dialogado, baseado na troca de opiniões com argumentos persuasivos; o uso da escrita alfabética; as viagens marítimas e a evolução do comércio e do artesanato; a crença de que havia uma substância básica que estava por trás de todas as transformações na natureza e a busca por leis naturais que fossem eternas."
Entre os elementos que nortearam o surgimento da filosofia até a consolidação do método da dialética de Sócrates uma série de eventos históricos se passaram, a saber:
1. Trocas comerciais e culturais promovidas por diferentes civilizações, considerando estarem os gregos em uma encruzilhada de nações e culturas.
2. Tomada de consciência da ignorância e compreensão desse processo como início da filosofia.
3. Desenvolvimento da retórica e surgimento dos sofistas.
4. O uso do mito como narrativa que transmitia saberes e valores entre gerações e indivíduos.
5. Debates a respeito da Cosmologia e a ordem do mundo.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem cronológica correta dos eventos mencionados:
Alternativas:
a)
4 - 3 - 5 - 1 - 2.
b)
2 - 1 - 4 - 5 - 3.
c)
4 - 1 - 5 - 3 - 2.
d)
5 - 4 - 3 - 1 - 2.
e)
2 - 3 - 1 - 4 - 5.
limadep15:
Gente alguém tem a AV2 as respostas.. agradeço.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Sócrates foi um pensador helênico que filosofava por meio do diálogo e da técnica da ironia.
Análise das questões sobre Sócrates
- 1.C. I. Verdadeiro. Utilizando da maiêutica (parto das ideias), Sócrates conversava sobre os temais mais corriqueiros e usava da técnica da ironia para desconstruir conceitos errôneos e do senso comum da época.
- II. Falso. Para Sócrates, sabedoria e virtude eram valores fixos e superiores e que necessitavam de reflexão filosófica.
Saiba mais sobre Sócrates em: brainly.com.br/tarefa/18724217
A filosofia tem a função de questionar o conhecimento mítico e buscar explicações lógicas e racionais para o universo.
O que é Filosofia?
- 2.D. Filosofia, em sua raiz epistemológica, significa "amigo da sabedoria", ou seja, a filosofia é um princípio, segundo os filósofos helênicos, que tem como pressuposto guiar-se exclusivamente pela razão, a fim de encontrar explicações plausíveis acerca da natureza e do mundo.
- Assim, o filósofo (aquele que pratica essa amizade) utiliza de questionamentos, perguntas, verificação para chegar a uma verdade através da sua faculdade racional.
- A filosofia não teve como pressuposto acabar com a mitologia, mas trouxe à sociedade uma forma diferente de pesquisa e análise, que vai além das explicações míticas ao focar no homem e nos seus saberes.
Saiba mais sobre Filosofia em: brainly.com.br/tarefa/24797725
Anexos:
Perguntas interessantes