1. A partir da década de 1980 a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas/URSS apresenta sinais de esgotamento econômico e o início do processo de desintegração do bloco. Sobre esse período assinale a alternativa correta: *
1 ponto
A) A URSS procurou alternativas econômicas para a manutenção do bloco, como a Perestroika, além de uma abertura democrática aos partidos políticos até então na ilegalidade, conseguindo dessa forma manter o controle sobre movimentos que defendiam o fim do bloco e a permanência do bloco socialista ao longo da década de 1990.
B) Esses movimentos de independência e de separação ao governo socialista contribuiu para o enfraquecimento do poder de Moscou sobre suas áreas de influência. Várias repúblicas iniciaram um processo de ruptura com o bloco soviética, baseada no princípio de autodeterminação dos povos.
C) A União Soviética iniciou um processo de revisão de seus preceitos econômicos, implantando gradativamente o capitalismo de mercado em substituição total ao socialismo. As Repúblicas que faziam parte da URSS sentiram-se abandonadas e resolveram deixar o bloco.
D) Para evitar a desintegração do bloco socialista o governo de Moscou impôs uma série de medidas antidemocráticas e o endurecimento de uma ditadura com o objetivo de evitar o desmembramento do bloco.
2. Mikhail Gorbatchev, dirigente soviético, que assumiu o poder após a morte de Brejenev (1982), propôs medidas para contornar a crise política e econômica que atingia a URSS, que ficaram conhecidas como GLASNOT e PERESTROIKA. Sobre essas medidas, podemos afirmar que: *
1 ponto
A) Aumentaram o grau de nacionalização e estatização da economia soviética, pois assim garantia-se os preceitos do socialismo.
B) Foram exitosas no campo econômico, porém Gorbatchev, com a GLASNOT, endureceu a ditadura soviética, não permitindo manifestações contrárias ao governo.
C) Glasnost, palavra russa que significa transparência, representava a possibilidade de abertura política do regime. Perestroika era uma reestruturação econômica do regime.
D) Impostas pelos Estados Unidos ao bloco Soviético, a Glasnost e a Prestroika, foram medidas que a União Soviética teve que cumprir para continuar a receber subsídios norte-americanos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) B) Esses movimentos de independência e de separação ao governo socialista contribuiu para o enfraquecimento do poder de Moscou sobre suas áreas de influência. Várias repúblicas iniciaram um processo de ruptura com o bloco soviética, baseada no princípio de autodeterminação dos povos.
2) C) Glasnost, palavra russa que significa transparência, representava a possibilidade de abertura política do regime. Perestroika era uma reestruturação econômica do regime.
Explicação:
Google Classroom
1. Letra B: foi durante a década de 1980 que a Repúblicas Socialistas Soviéticas/URSS passou a demonstrar sinais de esgotamento econômico, de mogo que gradualmente o movimentos de independência e de separação ao governo socialista contribuiu para o enfraquecimento do poder de Moscou.
2. Letra C: Mikhail Gorbatchev foi o responsável pelas medidas econômicas responsáveis por combater a crise que passou a se instalar na URSS. Glasnost significa transparência e representava a possibilidade de abertura política do regime. Perestroika era uma reestruturação econômica do regime.
A Glasnost acelerou a dissolução da URSS e o fim da Guerra Fria porque consistiu numa medida que buscava a abertura política da União Soviética em relação ao mundo, visto que ela havia se isolado em função das tensões contra os capitalistas.
Por isso a Glasnost acelerou a dissolução da URSS, visto que a abertura política também acabava incentivando a independência entre as Repúblicas Soviéticas, o que de fato ocorreu em 1991.