Português, perguntado por attalycortez31, 1 ano atrás


1. A mãe de Mafalda encontra uma amiga na rua. Observe as falas e os gestos da mulher nos dois primeiros quadrinhos. O que sugerem expressões como filhinha, gracinha, querida e meu bem? E os gestos da mulher em relação a Mafalda?

2. A mulher faz uma pergunta a Mafalda.
a) O que expressa o gesto de Mafalda no 3° quadrinho?
b) Por que a resposta de Mafalda surpreende a mulher?

3. Quando duas pessoas se comunicam, elas levam em conta não apenas o que é dito, mas também outros elementos da situação. Tais elementos são, por exemplo, o contexto, quem fala e com quem se fala, a imagem de si própria que cada uma das pessoas tem ou deseja transmitir para a outra, etc. Esses vários elementos da situação fazem parte do jogo social da linguagem.
a) Que tipo de imagem de si mesma a mulher deseja transmitir para Mafalda e sua mãe? Justifique sua resposta.
b) Ao se comunicar com Mafalda, que imagem ela parece fazer da menina e das crianças em geral?
c) E Mafalda? Ela está disposta a participar do tipo de jogo social da linguagem iniciado pela mulher? Por quê?

4- Mafalda faz referência a dois tipos de resposta que poderia dar à mulher: uma resposta padrão e outra não padrão.
a) Levante hipóteses: Qual seria a resposta padrão?
b) Na pergunta-resposta de Mafalda, a menina acaba revelando a imagem que construiu da mulher. Qual é essa imagem?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por marigiorgiani
277

Resposta da 1)

Essas palavras sugerem uma tentativa da amiga da mãe de Mafalda, de ser simpática, amável, cordial com Mafalda e sua mãe (um tipo de eufemismo). Os gestos indicam uma tentativa de passar um olhar de superioridade.

O eufemismo se refere à utilização de palavras e expressões mais brandas e agradáveis, em substituição de outras mais chocantes e agressivas, sem que haja alteração do conteúdo.

Através do eufemismo é possível a realização de um discurso politicamente mais correto, que não promova atitudes negativas e não incentive ao preconceito, não ferindo individualidades, raças, religiões, etc.

Palavras mais suaves causam menor impacto nos ouvintes, suavizando o discurso. Vêm muitas vezes acompanhadas de gestos e alteração no tom de voz, bem como do uso de diminutivos e expressões genéricas.

Resposta 2. a)

Expressa uma atitude pensativa sobre a pergunta feita.

A história em quadrinhos é uma arte que muitas vezes (poderíamos dizer, na imensa maioria das vezes) articula texto e imagem. Esses dois recursos que encontram diferentes abordagens e métodos de ensino na cultura ocidental, são, nas HQs, trabalhadas a partir do que possuem em comum: o traço. Ou seja, tão importante quanto ser alfabetizado para ler o que está sendo dito, igualmente importante é notar o traçado, tanto do desenho quanto das palavras e dos balões que as envolvem.

Resposta da 2. b)

Porque é uma resposta elaborada, não comum para crianças.

Outro ponto também importante na leitura das histórias em quadrinhos é saber ler as imagens. Muitas vezes a imagem figurativa, comum na maiorias das HQs, passam a falsa sensação de “clareza”, “transparência”, de “informação rápida”. Nada mais errado. Assim como uma palavra exige de nós o domínio do idioma, uma imagem nos cobra um cuidado semelhante.

Resposta da 3. a)

A imagem que a mulher quer transmitir para Mafalda e sua mãe é a de ser uma pessoa simpática e amável.

Esta menina rebelde, inconformada diante do contexto mundial recente, tornou-se extremamente popular em todo o continente europeu e na América Latina. Inúmeras vezes ela foi comparada à criação do norte-americano Charles Schulz, Charlie Brown, especialmente pelo escritor Umberto Eco, em 1968, que via em ambos um temperamento triste e suave. Este autor também caracterizava Mafalda como uma protagonista propensa à ira, justamente por não aceitar as coisas como elas são.

Resposta da 3. b)

Ela parece fazer uma imagem de que são bobas e sem opinião.

As aventuras de Mafalda foram narradas em três veículos – Primera Plana, El Mundo e Siete Días Illustrados. Quino foi sempre um autor exigente, doando-se integralmente a sua criatura, com um estilo distinto de outros cartunistas, que dividiam sua produção com outros artistas e desenhistas. Ele fez questão de manter um vínculo direto com sua personagem, responsabilizando-se sozinho por ela. Assim, não foi difícil para o autor descobrir o momento exato em que ela deveria interromper sua trajetória e partir, antes que qualquer leitor pudesse se dar conta de que ela tinha completado sua jornada.

Resposta da 3. c)

Não, porque apesar de ser criança, ela não se sente assim.

Mafalda foi provavelmente criada no contexto histórico conhecido como Pós-Guerra Fria. Seu criador, o cubano David Viñas, sob um regime ditatorial, encontrou nesta personagem uma forma de expressar suas meditações sobre um mundo recém-globalizado, integralmente capitalista, no qual o comunismo está quase totalmente ausente. Assim, ele podia criticar as leis cubanas e transmitir sua visão de mundo sem ser atingido pelas malhas da repressão.

Resposta da 4. a)

A resposta padrão seria a menina responder que gostava dos dois: mãe e pai.

O discurso politizado de Mafalda sobre temas pertinentes à época, não só na Argentina como em todo mundo, fizeram de Quino um dos mais importantes humoristas gráficos do país e uma das dez personalidades argentinas mais conhecidas em todo mundo no século 20. O reconhecimento da relevância social e cultural da tira fez com que ela ganhasse sobrevida mesmo após a falência do jornal que a publicava.

Resposta da 4. b)

É a imagem de alguém superior a ela.

Os cinquenta anos de Mafalda não fizeram da tirinha um produto datado ou obsoleto, pelo contrário, as principais questões que rondavam o imaginário da menina continuam atuais, e muitas de suas perguntas, infelizmente, continuam sem respostas. Interagindo com seus amigos, Felipe, Manolito, Miguelito, Susanita, Liberdade e Guille, Mafalda pôde mostrar sua visão irônica sobre a realidade ao discutir temas como o embate ideológico entre capitalismo e comunismo durante a Guerra Fria, as aspirações da classe média, as relações entre pais e filhos, entre outras temáticas universais. Mafalda também foi a vanguarda do feminismo, assunto muitas vezes abordados nas tirinhas de Quino.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/19451850

Anexos:
Respondido por Matheusieti
0

1 - Analisando o quadrinho notamos que a mãe de Mafalda tem uma amiga, e ela realiza em diversas tentativas ser cordial com a criança, onde cada um dos gestos apresentados passam um gesto de superioridade por parte da outra personagem, como uma forma de se mostrar como superior.

Como o eufemismo está inserido no texto?

A partir das palavras rebuscadas, ou seja, quebrando a ideia de agressividade na resposta por parte da personagem, sendo esse um tipo de utilização da linguagem que tenham menor impacto nos ouvintes, tirando a ideia de "violência" presente no discurso.

Mais sobre a ideia de eufemismo:

https://brainly.com.br/tarefa/28768939

2 - A) Na charge vemos que a personagem apresenta uma atitude pensativa em relação ao questionamento que ela é levada. É importante destacar que o quadrinho une imagem e texto.

A partir dele, o autor pode utilizar inúmeros recursos para construir a comunicação e a linguagem, como temos a quadrinização, o estilo de narrativa, a forma que ele usa os personagens, entre outros.

Ler o quadrinho é tão importante quanto ser alfabetizado

B) A partir disso o indivíduo pode realizar a interpretação textual, onde a imagem figurativa ou a clareza no texto, nem sempre permite que o leitor entenda corretamente o que foi passado, necessitando uma análise do conteúdo.

Mais sobre interpretação de texto:

https://brainly.com.br/tarefa/13181884

3 - A) A charge nos mostra a forma como a mulher quer ser vista por Mafalda e sua mãe, de forma gentil, sendo alguém que de fato está interessada em ter uma relação amistosa.

Como o autor deu esse tom para Mafalda?

Como uma referência a personagens com temperamento questionador, onde Mafalda sempre que vê algo que ela não entende ela questiona e busca uma solução.

Como as aventuras de Mafalda foram narradas?

B) A partir de alguns veículos onde temos a Primera lana, o El Mundo e o Siete Días Ilustrados.

C) A partir da criação de Mafalda, o autor David Viñas pode questionar e transmitir ideias de interrogação para as situações vividas em seu espaço.

Uma tirinha de Mafalda:

https://brainly.com.br/tarefa/26530027

4 - A) Mafalda possui um discurso politizado, ela representa o questionamento, onde traçando um paralelo com o período, ela possui relevância social como um instrumento artístico e cultural.

Qual a importância de Mafalda ao longo do tempo?

B) Mafalda ao longo de mais de 50 anos não se tornou um produto obsoleto muito pelo contrário, continua transformador.

A arte apresentada em suas charges, surge lado a lado a política, da formação de ideias e do movimento social.

Mais sobre a cultura enquanto movimento: https://brainly.com.br/tarefa/22470212

Anexos:
Perguntas interessantes