1.
A linguagem envolve não apenas ouvir, discriminar, memorizar, mas um trabalho (meta)linguístico do sujeito sobre a língua, os movimentos enunciativos aos quais o sujeito recorre, a subjetividade que põe em evidencia as escolhas lexicais, a construção sociocognitiva do sentido. São esses movimentos que fazem o processamento da linguagem se realizar. O contexto bilíngue da criança surda se configura diante da coexistência da língua brasileira de sinais e da língua portuguesa. No cenário nacional, não basta simplesmente decidir se uma ou outra língua passará a fazer ou não parte do programa escolar, mas sim tornar possível a coexistência dessas línguas, reconhecendo-as de fato, atentando-se para as diferentes funções que apresentam no dia-a-dia da pessoa surda que está se formando. A didática cultural rompe com o modelo ouvinte de educação. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A didática cultural questiona as práticas normalizadoras ouvintes.
( ) A didática cultural questiona quem é o sujeito surdo.
( ) A didática cultural questiona quem deve elaborar o currículo e a didática dos surdos.
( ) A didática cultural questiona as práticas normalizadoras ouvintes e não quem é o sujeito surdo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
V-V-V-F.
A didática atua como uma ferramenta crucial para o processo de aprendizagem do indivíduo.
A didática está ligada a pedagogia, onde seu principal foco é a prática do ensino através de estratégias que possibilitem um melhor entendimento do que foi desenvolvido em sala de aula.
Por isso, falar em seu conceito é estar atento a formação de professores, que devem cumprir adequadamente com suas funções e atuar como pilares na formação social.
Perguntas interessantes