Pedagogia, perguntado por acristinamellootysk8, 1 ano atrás

1)
A leitura dos poemas: é preciso ler criadoramente. Com gosto. Sem ficar fazendo obrigatoriamente a tradução lógica de cada imagem que se lê. Viajar com o poema. Travessias. Ler criadoramente. Com aventura. Sem ficar analisando o tempo todo. Principalmente sem querer encaixar o poema em esquemas pré-estabelecidos. Descobrir, redescobrir o gosto de ler. Ler para conversar com os poemas. Para ser também penetrado por eles.

(ANTÔNIO, 2002, p. 45)

Sobre a proposta de leitura de poemas sugerida por Severino Antônio (2002), é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
a leitura de poemas deve ser descompromissada, sem que seja direcionada de antemão na tentativa de se localizar estruturas ou extrair mensagens.

b)
A leitura de poemas só é efetiva quando não está condicionada a nenhum objetivo de aprendizado. Por este motivo, ela deve ser mantida fora do contexto escolar.

c)
Não se deve tentar categorizar o poema enquanto se lê, mas sim, criar novos esquemas de definição. Afinal, não há regras na poesia.

d)
As imagens que surgem durante a leitura de um poema não devem ser traduzidas logicamente. Um poema deixa de ser um poema quando passa a fazer sentido para o leitor.

e)
O leitor deve ler criadoramente, criando as interpretações que quiser sem que haja nenhum compromisso com o texto lido.

2)
"Destaco o ‘como’ porque, quando se pensa na escuta ao se falar de literatura em cenas de leitura escolar, ou mesmo em contextos fora da escola, ele pode ficar de lado ou em um lugar menor perante a força dos temas ou ideias suscitados pelos textos. Muitas vezes a literatura é vista como o instrumento mais atrativo para falar sobre problemas sociais, questões relacionadas a valores, assuntos escolares ou situações pessoais. Quando essa perspectiva predomina, a linguagem artística corre o risco de ficar reduzida tão somente a uma representação de fachada sedutora pela qual se entra para tratar diversos temas. Os textos literários nos tocam e nos questiona acerca de nossas visões sobre o mundo e nos convida a perguntarmo-nos como viveríamos o que é representado nas ficções. Essa dimensão não é menor, já que na maioria das vezes é a porta de entrada para falarmos daquilo que os textos nos instigam. Antes de tudo, porém, eles são construção artística, objetos que dizem, mostram, calam e surgem de um modo e não de outro".

(BAJOUR, 2012, p. 26).

A partir do texto acima, é possível afirmar que o uso da literatura em sala de aula deveria privilegiar:

Alternativas:

a)
o como a linguagem promove uma experiência renovada das nossas visões sobre o mundo.

b)
os enredos ficcionais que envolvem os leitores.

c)
os problemas sociais e questões de valores abordadas pela literatura.

d)
os diversos temas que a literatura envolve, destacando sua pluralidade.

e)
temáticas particulares que se aproximam da realidade do aluno.

3)
Ainda que na pré-escola e escola primária os livros ilustrados e histórias em quadrinhos possam estar presentes, eles costumam ser trabalhados em uma pedagogia tradicional, voltada às habilidades de decodificação e compreensão do texto escrito; pouca atenção é dada ao texto visual e às complexas relações entre o texto e a imagem nesses formatos literários.

(FREDERICO, Aline. O futuro do leitor ou o leitor do futuro: o livro infantil interativo e os letramentos múltiplos. In: Cadernos de Letras da UFF Dossiê: A crise da leitura e a formação do leitor nº 52, 2016, p. 102).

A respeito do livro ilustrado e das histórias em quadrinho, julgue as afirmativas que se seguem:

I) A concepção de um livro ilustrado demanda múltiplas habilidades.

II) A ilustração e até o projeto gráfico passam a ser considerados como textos que, junto com o código verbal, desenvolvem uma narrativa.

III) É a partir do cinema que surge a ideia de transpor uma sequência de imagens para o papel, construindo, primeiramente com o passar de páginas e mais tarde com a sucessão de quadrinhos, uma narrativa.

IV. O livro ilustrado e as HQs são excluídos do contexto escolar porque a leitura de imagens não é de importância para a formação do aluno.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas:

a)
I, II e III apenas.

b)
I e III apenas.

c)
IV apenas.

d)
I apenas.

e)
I e II apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por DriKBxxxKDA
96

Resposta:

1 - A / 2 - A / 3 - A / 4 - E

Explicação:

1 - a)

a leitura de poemas deve ser descompromissada, sem que seja direcionada de antemão na tentativa de se localizar estruturas ou extrair mensagens.

2 - a)

o como a linguagem promove uma experiência renovada das nossas visões sobre o mundo.

3 - a)

I, II e III apenas.

4 - e)

Embora o livro seja composto por um limite espacial, o autor de livro ilustrado pode fazer uso desses limites em benefício da narrativa que produz, explorando as páginas de maneira criativa.


robertacarrari: Obrigado. Todas corretas.
danydbraga: Obrigada! Correto
isisFSA: obrigada!
lainegalera: valeu!!!!!
marcelacarvalho13: CORRETAS
kathiaservin: CORRETAS!!!
Respondido por vchinchilla22
21

1)  A leitura dos poemas: é preciso ler criadoramente. Com gosto. Sem ficar fazendo obrigatoriamente a tradução lógica de cada imagem que se lê. Principalmente sem querer encaixar o poema em esquemas pré-estabelecidos. Descobrir, redescobrir o gosto de ler. Ler para conversar com os poemas. Para ser também penetrado por eles.

Sobre a proposta de leitura de poemas sugerida por Severino Antônio (2002), é correto afirmar que, a leitura de poemas deve ser descompromissada, sem que seja direcionada de antemão na tentativa de se localizar estruturas ou extrair mensagens.

Alternativa Correta: A

2) Muitas vezes a literatura é vista como o instrumento mais atrativo para falar sobre problemas sociais, questões relacionadas a valores, assuntos escolares ou situações pessoais. Quando essa perspectiva predomina, a linguagem artística corre o risco de ficar reduzida tão somente a uma representação de fachada sedutora pela qual se entra para tratar diversos temas.

Os textos literários nos tocam e nos questiona acerca de nossas visões sobre o mundo e nos convida a perguntarmo-nos como viveríamos o que é representado nas ficções,  o uso da literatura em sala de aula deveria privilegiar: o como a linguagem promove uma experiência renovada das nossas visões sobre o mundo.

Alternativa Correta: A

3) Ainda que na pré-escola e escola primária os livros ilustrados e histórias em quadrinhos possam estar presentes, eles costumam ser trabalhados em uma pedagogia tradicional, voltada às habilidades de decodificação e compreensão do texto escrito; pouca atenção é dada ao texto visual e às complexas relações entre o texto e a imagem nesses formatos literários.

A concepção de um livro ilustrado demanda múltiplas habilidades, a ilustração e até o projeto gráfico passam a ser considerados como textos que, junto com o código verbal, desenvolvem uma narrativa.  Foi a partir do cinema que surge a ideia de transpor uma sequência de imagens para o papel.

AlternativAa Correta: A) I, II e III apenas.


veronica97gremp7hhj4: rESPOSTAS
veronica97gremp7hhj4: 1A 2A 3A 4E
Perguntas interessantes