1)A LDB – Lei de Diretrizes e Bases de 1996, em seu artigo 2º afirma que a educação é um direito do aluno e um dever da família e do Estado. E complementa, no Artigo 3º, § 1 que um dos princípios da educação é a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
No que diz respeito ao papel do pedagogo atuante em ambiente hospitalar, assinale a alternativa correta.Alternativas:
a)A lei diz que o aluno deverá, ao receber alta hospitalar, retornar às atividades acadêmicas. Ele deve procurar os professores e solicitar gentilmente que sejam ministrados conteúdos e provas que foram perdidos no período de afastamento, cabendo ao professor decidir se fornece ou não.
b)Os sistemas de ensino, mediante ação integrada com os sistemas de saúde, devem organizar o atendimento educacional especializado a alunos impossibilitados de frequentar as aulas em razão de tratamento de saúde que implique internação hospitalar, atendimento ambulatorial ou permanência prolongada em domicílio.
c)Apesar de constar na LDB, o sistema educacional brasileiro não tem previsão de atendimento a esta situação de afastamento das aulas por razão de hospitalização. Cabe à família do aluno, buscar materiais e subsídios para que o aluno não venha a reprovar nas disciplinas que se ausentou, conseguindo assim, acompanhar o restante da sala de aula.
d)No caso de afastamento do aluno, por motivo de hospitalização, não há adequação, pois a Resolução Nº 02, de 11/09/2001, define atendimento apenas entre os educandos com necessidades educacionais especiais, aqueles que apresentam dificuldades de acompanhamento das atividades curriculares por condições e limitações específicas de saúde (art.13, §1o e §2o ) e não situações passageiras.
e)No caso de afastamento do aluno por encontrar-se hospitalizado, o pedagogo fica impedido de apresentar soluções, pois a secretaria da educação e a secretaria da saúde possuem alçadas diferentes de atingimento, e o pedagogo pode sugerir soluções apenas no âmbito da educação, cabendo as demandas de saúde, somente ao profissional da saúde.
2)O atendimento escolar no ambiente hospitalar, também conhecido como classe hospitalar, é uma área de atuação pedagógica que aborda propostas educativas escolares, atendendo crianças e adolescentes de acordo com as necessidades de cada um, buscando favorecer a reinserção desta criança ao seu convívio escolar, durante e pós-internamento.
A partir desse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Existe a necessidade de educação continuada aos profissionais de saúde, indicando que é preciso se adaptar às mudanças originadas nos modelos de gestão e nova realidade social democrática, que requer indivíduos autônomos e críticos.
PORQUE
II. Conhecendo os princípios que orientam as práticas educativas em saúde, é possível explorar um pouco mais o papel do Pedagogo como formador dos profissionais em saúde, refletindo a respeito da importância de propor ações pedagógicas que valorizem o caráter humano e transformador da educação.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.Alternativas:
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Os sistemas de ensino, mediante ação integrada com os sistemas de saúde, devem organizar o atendimento educacional especializado a alunos impossibilitados de frequentar as aulas em razão de tratamento de saúde que implique internação hospitalar, atendimento ambulatorial ou permanência prolongada em domicílio.
2- as asserções I e II são preposições verdadeiras e a II justifica a I
3- I e III, apenas
4- II e III, apenas.
Corrigido pelo AVA
Explicação:
1)
b)
Os sistemas de ensino, mediante ação integrada com os sistemas de saúde, devem organizar o atendimento educacional especializado a alunos impossibilitados de frequentar as aulas em razão de tratamento de saúde que implique internação hospitalar, atendimento ambulatorial ou permanência prolongada em domicílio.
Alternativa assinalada
2)
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Alternativa assinalada
3)
c)
I e III, apenas.
Alternativa assinalada
4)
b)
II e III, apenas.
Alternativa assinalada